! "Você é toda delicadinha": rótulos no esporte incomodam mulheres; participe - 28/07/2016 - UOL Olimpíadas

#QueroTreinarEmPaz

"Você é toda delicadinha": rótulos no esporte incomodam mulheres; participe

Do UOL, em São Paulo

Foi publicado nesta quinta-feira (28) o quarto episódio da campanha #QueroTreinarEmPaz, promovida peloUOL Esporte, em parceria com as ONGs feministas Think Olga e AzMina. O projeto aborda os privilégios dado aos homens no mundo esportivo. Pelas redes sociais, as mulheres seguem relatando casos de machismo enfrentados ao praticar esporte.

Utilize a hashtag, conte como o assédio ou as piadas pejorativas lhe prejudicaram na prática de atividades físicas cotidianas e participe também.

O vídeo desta quinta-feira aborda o rótulo de “musa” e os costumeiros questionamentos à vaidade das atletas femininas antes dos resultados esportivos.

A série de cinco vídeos, iniciada na última segunda, continua até sexta-feira (29). Veja os outros episódios publicados até o momento: primeiro,segundo terceiro.

Maria Júlia Marques, no Facebook

Engraçado que eu sempre soube que esse preconceito existia, mas nunca tinha parado para pensar diretamente nele (apesar de já ter odiado fazer educação física por ter colegas que falavam que meus peitos eram muito grandes e que eu corria diferente por isso). Umas semanas atrás eu machuquei o nariz no muay thai e ouvi uma enxurrada de comentários do tipo "nossa, mas desse tamanho você treina? Nossa, mas você é menina toda delicadinha... mas nossa, Vai fazer aula de step". Não, não vou. #QueroTreinarEmPaz

Ylana Gracielli, no Twitter

Estava aqui pensando em quantas vezes me chamaram de mulher-macho porque eu jogava bola com os meninos. No taekwondo, uma vez, bati num colega sem querer. Nossa, para que! Ele quis se vingar, e todo mundo zoou o coitado.

E hoje no crossfit vejo homens iniciantes me olhando com aquele ar de "como assim ela pega mais peso do que eu?".

Enfim, tem muito o que mudar ainda nessa cultura. Inclusive na consciência de cada atleta, cada mulher. #QueroTreinarEmPaz

Bruna Caram, no Facebook

Janaína Pereira, no Facebook

Sou filha única, e meu pai sempre adorou esportes. Foi com ele que aprendi a gostar de futebol, vôlei, boxe, atletismo, Fórmula 1, natação, e acompanhar a cada quatro anos os Jogos Olímpicos. Ele me levava ao Maracanã, e passávamos os domingos vendo Show do Esporte.

Nunca ouvi 'isso é coisa de menino' dentro da minha casa. Minhas habilidades como esportista não eram das melhores, mas nunca tive problemas em assistir aos jogos do Campeonato Italiano enquanto o resto das meninas brincava de boneca.

Quando meu pai morreu, minha mãe passou a me levar aos jogos (e treinos) de vôlei. Até hoje eu ligo para ela para avisar que o Botafogo vai jogar, que as seleções de vôlei vão jogar, que tem ginástica artística passando na TV.

Muito orgulho de ter sido criada em uma casa em que esporte é sim coisa de menina. Mas, claro, o meu perfil esportista não era bem aceito fora de casa. Sempre ouvi piadinha dos colegas (de escola, de trabalho), e levei muitos anos para encontrar amigas que gostam de esporte como eu. Hoje, posso dizer sem medo de errar que o esporte é tão amado por mim quanto o cinema. Então, desculpe se o território é masculino, mas eu sou sim uma mulher que gosta (e entende) de esportes. Se ainda existe homem que se 'dói' por isso, eu só lamento. Sou dessas. ?#‎contraomachismonoesporte ?#‎QueroTreinaremPaz

Carolina Azevedo, no Facebook

Até hoje lembro de o meu treinador de judô falando para eu "lutar que nem homem". ?#‎QueroTreinarEmPaz

Gabriela Grilanda, no Facebook

Ninguém nunca me impediu de nadar e jogar basquete, e ninguém vai. Mas como sempre existiam os comentários: "você é muito baixinha para jogar basquete", "basquete é coisa de menino, menina tem que jogar vôlei", "você não acha treinar com meninos intimidador?", "você deveria se sentir incomodada usando um maio nas competições já que tem pessoas te assistindo", "você conseguiu ganhar dos meninos, nossa, parabéns", "olha aquela menina jogando basquete com os moleques, só deve jogar porque quer chamar atenção deles".

Para praticar um esporte você não precisa ser do sexo masculino, só precisa querer, seja profissionalmente ou como hobbie. ?#‎QueroTreinarEmPaz

Topo