Olimpíadas 2016

Após problemas e furtos, Comitê diz que todos prédios da Vila estão prontos

Buda Mendes/Getty Images
Condições da Vila Olímpica foram alvos de críticas de delegações estrangeiras imagem: Buda Mendes/Getty Images

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Rio-2016 anunciou no fim da tarde desta quinta-feira que os 31 prédios da Vila Olímpica estão prontos e totalmente habitáveis. Todos os trabalhos de reparos em vazamentos, entupimentos e problemas elétricos foram solucionados, assim como também houve a reposição de objetos furtados, como tampas de vasos sanitários, por exemplo.

"Concluímos os três prédios que faltavam e agora todos estão habitáveis. Estamos apenas no processo final de limpeza. Solucionamos todos os problemas que tínhamos e agora são pequenos ajustes pontuais que podem surgir com o uso. Para isso, temos aqui uma equipe de manutenção para atender estas pequenas demandas que possam surgir", afirmou o gerente de operações da Vila Olímpica, Rodrigo Tostes.

"A partir de agora, entramos em operação total, com a chegada de muitos atletas. Os que já estão em seus apartamentos elogiaram muito e disseram que é a melhor Vila Olímpica de todos os tempos", completou o gerente.

Ele também disse que o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, teceu bastante elogios, após visitar apartamentos prontos e os que estavam em fase final de conclusão. O mandatário passará alguns dias no local.

Tostes revelou que após a abertura oficial da Vila no domingo notou-se a falta de alguns objetos nos quartos e confirmou que houve saques. Ele, entretanto, não quis especificar tudo o que foi levado dos apartamentos e nem a quantidade, apesar de o UOL Esporte ter relatos que faltavam almofadas e luminárias, por exemplo.

"Teve alguns casos de saque. Em alguns lugares por exemplo, faltavam tampas de privadas. Mas tudo já foi substituído. Não ficamos olhando os problemas, nós resolvemos os problemas", disse o gerente, que evitou falar em sabotagem dos empregados que trabalharam nas obras.

Para poder fazer todos os reparos necessários apontados no domingo, o Comitê contratou uma força-tarefa de 600 trabalhadores. O valor pago a eles e os gastos com materiais de construção ainda não foram divulgados pela entidade, pois segundo Tostes estes números ainda estão sendo fechados.

Ele falou também que o Comitê e as empresas envolvidas na conclusão das obras estão prestando todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público em virtude da multa de R$ 315 mil dada na quarta em virtude de 630 trabalhadores estarem em situação irregular, sem a carteira assinada. Houve problemas também em excesso de carga horária.

"Estamos entregando todos os documentos para esclarecer a situação", disse.

 

Topo