Olimpíadas 2016

Três ciclistas russos são excluídos dos Jogos do Rio por doping

Kenzo Tribouillard/AFP
Ilnur Zakarin seria um dos ciclistas punidos pela UCI imagem: Kenzo Tribouillard/AFP

Da AFP, em Paris

O Comitê Olímpico Russo (ROC) retirou três ciclistas de sua delegação para os Jogos do Rio-2016 por doping. Outros três, aparentemente citados no relatório McLaren, que revelou um megaesquema de doping no país, estão sendo investigados, informou a União de Ciclismo Internacional (UCI).

Os três ciclistas punidos acusaram positivo nos controles antidoping no passado, um dos critérios de exclusão estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após a publicação do relatório McLaren.

"A UCI está no processo de identificar amostras relevantes de atletas e mantém um estreito diálogo com a Wada (Agência Mundial Antidoping) para avançar esses casos imediatamente", disse a entidade que governa o ciclismo mundial, em nota.

Apesar de o comunicado da UCI não confirmar as identidades dos três atletas, sob os critérios citados, Ilnur Zakarin e Olga Zabelinskaya estariam entre os excluídos.

O COI foi alvo de críticas duras no último domingo (24), quando resistiu aos pedidos para banir a Rússia dos Jogos Olímpicos, permitindo que as federações esportivas do país decidissem individualmente quais atletas estariam limpos para competir no Rio.

A decisão da UCI elevou o número de atletas russos suspensos para 111 dos 387 inicialmente anunciados pelo ROC.

Topo