! Rússia chega com festa, segurança reforçada e protestos sobre doping - 28/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Atualizada em 28.07.2016 22h54

Rússia chega com festa, segurança reforçada e protestos sobre doping

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A chegada da delegação russa ao Rio de Janeiro foi acompanhada por cerca de 80 torcedores, que esperaram no aeroporto do Galeão, nesta quinta-feira (28). Os atletas chegaram à cidade dos Jogos Olímpicos com segurança reforçada e apoio na polêmica com o doping.

"Doping existe em todo lugar do mundo. A verdade é que toda essa questão com a Rússia teve motivação política, puramente. O inimigo - e eu não vou falar quem é o inimigo - está desesperado", declarou Gilberto Ramos, presidente da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Serviço e um dos planejadores da recepção.

Por causa da descoberta de um megaesquema de doping no país, o atletismo russo sofreu sanções nos Jogos e o país correu o risco de ter todos seus representantes excluídos do evento.

A animação dos torcedores russos era tanta que eles chegaram até a invadir o setor do aeroporto reservado para a imprensa, e precisaram ser retirados. O cônsul da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, marcou presença no grupo que recebeu a delegação olímpica.

Na chegada, a delegação russa teve um esquema especial de segurança, com protocolos diferentes de todos os outros. Os atletas passaram por lugares diferentes e o público ficou mais distante do que o de costume.

“Não conheço nada sobre o país, mas vi na TV as notícias sobre segurança e zika vírus. Mas são os Jogos Olímpicos, e eu estou feliz de estar aqui”, afirmou o boxeador Pavel Silyagin, que veio ao Brasil para auxiliar nos treinos do time russo.

Os atletas russos não ficarão na Vila Olímpica. A delegação se hospedará em um hotel durante o evento.

Topo