Olimpíadas 2016

Tocha com Ziraldo tem protesto na Ilha Grande (RJ) contra PPP

Naira M. Dias/Divulgação

Jorge Corrêa

Do UOL, em São Paulo

Moradores de Ilha Grande (RJ) fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (28) durante a passagem da tocha olímpica pela cidade fluminense. Eles protestaram contra a PPP (Parcerias Público-Privada) que está sendo planejada para o local.

No ato, pacífico, os moradores ergueram cartazes contra o modelo adotado para uma série de obras que pretendem fazer na Ilha Grande, que é um distrito da cidade de Angra dos Reis. Um dos principais momentos do protesto aconteceu quando o cartunista Ziraldo carregava a tocha. 

"Fizemos hoje um protesto pacífico contra a implantação da parceria público privada. A PPP implantada pelo governo do estado prevê a construção de estradas e pousadas em áreas de preservação ambiental, entre os projetos, no qual apenas uma empresa será responsável pela gestão da Ilha Grande, que hoje possui 87% de áreas de conservação protegida por leis ambientais", disse Daniel Gouvêa, morador da ilha.

"Os moradores querem uma gestão de qualidade pela prefeitura e Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente)", defendeu. 

A passagem da tocha olímpica pelo Rio de Janeiro já havia ficado marcada por protesto na noite da última quarta (27) em Angra dos Reis. Manifestantes reclamaram do fechamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da suspensão de um serviço de ônibus e do atraso no pagamento de salários de servidores públicos.

Topo