Metrô do Rio pode entrar em greve a dois dias dos Jogos Olímpicos
O Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio de Janeiro emitiu uma nota em que abre a possibilidade de uma greve no sistema de metrô a partir do dia 3 de agosto, quarta-feira, a dois dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para a sexta (5).
Uma reunião entre o sindicato e representantes das empresas MetrôRio e MetrôBarra acontece nesta quinta (28). "Não ocorrendo avanço nas negociações, existe o indicativo de paralisação do sistema metroviário a partir de meia-noite de quarta-feira (03/08)", diz o comunicado.
O diretor do sindicato, Ariston Siqueira dos Santos, admitiu o impacto que uma greve teria na logística dos Jogos. "A gente tem responsabilidade com as Olimpíadas, mas a empresa também tem que ter a responsabilidade", afirmou.
Entre as reivindicações dos metroviários está um reajuste salarial de 9,83%, mais um ganho real de 14% (computando a inflação). As empresas ofereceram reajuste de apenas 5%. Uma nova reunião está marcada com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) para segunda-feira (1).