Olimpíadas 2016

Ela ficou com vaga de Fabíola em 2012. Agora torce por levantadora no Rio

AFP PHOTO/KIRILL KUDRYAVTSEV
Fernandinha foi campeã olímpica em 2012 imagem: AFP PHOTO/KIRILL KUDRYAVTSEV

Leandro Carneiro

Do UOL, em Saquarema

A ex-levantadora Fernandinha esteve com a seleção de vôlei há quatro anos no título olímpico em Londres. Foi ela quem acabou ganhando a disputa na reta final com Fabíola. Agora, já aposentada, ela virou uma torcedora da antiga rival de posição no time de Zé Roberto.

"Acho incrível (ela ir para a Olimpíada). Muita força de vontade. Não deve ter sido nada fácil. Já é difícil o dia a dia da seleção, imagina treinar grávida, voltar a treinar logo em seguida. Torci muito para que ela tivesse esse parto normal e que conseguisse ficar em forma a tempo", falou Fernandinha em entrevista ao UOL Esporte.

Ao falar sobre a situação de quatro anos atrás, Fernadinha lembra que ficou triste mesmo tendo conquistado a vaga de Fabíola.

"Todos sentiram o corte da Fa (Fabíola), é uma pessoa muito querida por todos e inclusive por mim. Cheguei em um grupo fechado, é complicado. O Zé optou por mim, acredito que por achar meu jogo com características diferentes das delas. Sempre irão existir polêmicas. Esse ano é a Brait e Leia. Faz parte", completou.

Fernandinha se dedica ao cuidado dos animais após aposentadoria

Desde que largou as quadras, Fernandinha defende a causa de proteção aos animais. Ela, inclusive, dá palestras sobre hábitos veganos (estilo de vida que visa excluir todas as formas de exploração animal).

"Eu estou dando palestras em faculdades e dedicando parte do meu tempo apoiando a causa animal, participando de eventos, dando palestras sobre minha experiência e benefícios de um atleta vegano de alto rendimento. Gostaria ainda de trabalhar com crianças, mas ainda não está rolando. Espero que em breve deem certo os projetos", falou.

Apesar da nova carreira consolidada, a ex-levantadora ainda sente falta dos tempos em que jogava profissionalmente.

"Sinto sim (falta). De algumas coisas, não de todas. Mas embora seja estranho não ter mais aquela rotina, estou feliz com minha decisão. A parte difícil é ter certeza do que quero fazer agora, pois meu sonho sempre foi ser atleta profissional de vôlei. Estou agora tentando entender o que quero ser ou fazer daqui para frente".

Lembranças da medalha de ouro

Ao comentar sobre a conquista olímpica, Fernandinha lembra de uma atitude de Jaqueline, que mudou a moral do grupo brasileiro nos Jogos de Londres. Uma conversa da ponteira, que fará parte do time no Rio de Janeiro, foi decisiva para a volta por cima do time no torneio.

"A parte que que foi marcante para aquele grupo foi depois da derrota para a Coreia. Quando estávamos todas chorando no banheiro e a Jaque se levantou e veio abraçar a Paula, choramos todas juntas, e naquele momento a Jaque falou: 'Gente, não estou chorando porque a gente perdeu, não. Estou chorando porque nós vamos ganhar essa Olimpíada'. Naquele momento o grupo fechou".

Topo