Diversão na Vila tem salão de beleza, games e até "praia genérica"

Fábio Aleixo e José Ricardo Leite
Do UOL, no Rio de Janeiro

Sem TV dentro dos apartamentos (só com coletivas por andares) e com os pontos turísticos principais bem distantes da Vila Olímpica, os atletas e técnicos que participarão dos Jogos do Rio terão problemas para se divertir e fazer turismo, certo? Mas a organização deu um jeito.

Na área internacional da Vila, há algumas opções de diversão, como simuladores de jogos, salão de beleza, área para tomar sol com espreguiçadeira, salão de beleza e até uma chance “genérica” de fazer fotos em pontos turísticos da cidade. E ambos estão virando sensação na folga.

Há um ponto para fotos com imagens do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros, e até uma pedra de praia para mandar imagens para os parentes ou amigos.

A grande maioria dos atletas que passa por ali não consegue resistir e faz foto posada imitando a estátua do Cristo. “Estou no Brasil, isso é Brasil”, gritou Roscko Speckman, atleta do rúgbi da seleção da África do Sul.

O que também tem divertido bastante os atletas é um simulador de realidade virtual montado por uma das patrocinadoras dos Jogos. Nele é possível se ver em uma montanha russa, numa corredeira de canoagem slalom ou em uma pista de BMX.

A movimentação é bem realista e os atletas precisam se prender às cadeiras com um cinto de segurança. Em diversos momentos, filas se formam para testar a tecnologia inovadora.

"É muito legal e divertido. Gostei bastante desta experiência. Nunca tinha visto", disse o jogador cubano de vôlei Miguel López.

Há espaço para shows, com ensaios rolando durante o dia. E também um salão de beleza para cortes de cabelo, penteados e venda de produtos. Esses locais ainda não tem tido presença tão grande até agora, com baixa movimentação.

Outro ponto que até agora não emplacou foi uma área que simula uma praia com areia e espreguiçadeiras. Ao lado, há uma quadra de vôlei de praia. Ambas têm ficado vazia nesses primeiros dias.

A delegações têm também à disposição um mini mercado, correios, lojas de celulares e de produtos oficiais dos Jogos para compras.

A Vila Olímpica foi aberta no último domingo. De acordo com os organizadores, até o fim do dia 3.578 pessoas de 151 países já estarão em seus apartamentos, sendo que 1.129 delas são atletas.