Olimpíadas 2016

Iaaf recusa recurso russo, e Putin fala em "discriminação" contra país

Anna Sergeeva/Getty Images
Vladimir Putin não virá para abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Anna Sergeeva/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Diante de uma última recusa da Federação Internacional de atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) em liberar os "atletas limpos" para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reclamou de "discriminação" e "campanha política" contra os esportistas do país.

Nesta quarta-feira, o ministro do Esportes do país, Vitaly Mutko, anunciou que acabaram a esperanças de contar com russos na disputa da modalidade depois de uma última negativa da Iaaf. 

"Hoje chegou a resposta de Sebastian Coe (presidente da Iaaf). Ele agradece minha carta, mas diz que, neste caso, não há nada que possa ser feito e que a decisão adotada pela entidade não pode ser revisada", disse o titular da pasta, em entrevista coletiva.

Mutko enviou o pedido de reconsideração da suspensão da federação russa, que foi respaldada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), na última segunda-feira, apelando para que fossem protegidos os direitos dos atletas que nunca foram flagrados em exames antidoping.

"Todas as cartas estavam nas mãos de Coe", admitiu o ministro hoje.

Sem mais chances de reversão no quadro, Putin também concedeu uma entrevista coletiva e disse que qualquer medalha conquistada nas pistas sem a presença de um atleta russo terá menos valor. De acordo com a sua avaliação, a situação não apenas contraria a esfera legal, mas também o senso comum.

"É preciso dizer com toda clareza que os politiqueiros não querem deixar o esporte em paz. É uma tentativa de levar aos esportes as regras que, infelizmente, dominam a política mundial", disse o líder", disse.

"É evidente que a ausência de esportistas russos, líderes em muitas modalidades, diminuirá notavalmente o nível da competição e a espetacularidade da competição. Não podemos estar de acordo com a infundada desqualificação dos nossos atletas", completou.

No último domingo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) impôs aos atletas russos de outras modalidades como principal requisito para participar dos Jogos Olímpicos nunca terem sido punidos por doping e terem se submetido a análise por agências antidoping internacionais.

Além disso, as federações internacionais de cada modalidade são responsáveis por autorizar ou não a participação da equipe do país. No caso da IAAF, a retirada do credenciamento, com consequente suspensão da entidade russa, aconteceu em novembro de 2015.

Até o momento, 105 atletas russos foram banidos dos Jogos Olímpicos, a grande maioria do atletismo que teve toda a delegação barrada. Outras federações internacionais, como de esportes aquáticos, canoagem, remo, vela e pentatlo moderno, também confirmaram a exclusão de atletas russos.

 

Topo