Olimpíadas 2016

Atualizada em 27.07.2016 17h58

Presidente do COI conhece Pira Olímpica e minimiza falhas na Vila

Julio Cesar Guimarães/UOL
Carlos Arthur Nuzman, Thomas Bach e Eduardo Paes no local da Pira Olímpica imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Um dos maiores segredos da Olimpíada de 2016 foi revelado nesta quarta-feira (27), mas só ao presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach. Horas depois de chegar ao Rio para acompanhar os Jogos, o alemão conheceu a pira olímpica da Rio-2016.

A construção do objeto está sendo concluída na região portuária da capital fluminense, coberta por lonas. Aliás, segundo a prefeitura do Rio, será primeira vez na história da Olimpíada de verão que uma pira olímpica ficará fora do estádio olímpico.

Bach passeou pelos arredores da pira junto com o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Nuzman. Bem-humorado, Bach brincou ao descrever o objeto. "É bonito, surpreendente e terá fogo", disse ele.

O presidente do COI também fez um discurso elogiando o trabalho do Brasil em sua preparação para a Olimpíada. Ele reconheceu que o Brasil passa por um momento difícil, marcado por uma crise. Mesmo assim, estará pronto para os Jogos.

Bach elogiou até a Vila Olímpica do Rio, motivo de críticas de atletas desde sua inauguração, no domingo. O presidente do COI esteve no condomínio nesta quarta, conversou com atletas e disse que todos os problemas estão sendo solucionados.

"Todos os atletas estão muito entusiasmo de estarem aqui", disse Bach. "Os trabalhos estão sendo concluídos na Vila e o condomínio já está em condições habitáveis".

Respeito à recusa de Lula e Dilma

O presidente do COI comentou o fato de a presidente afastada, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terem recusado o convite para comparecer à cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio. Bach disse que a recusa é uma decisão pessoal e precisa ser respeitada.

Ao lado de Paes, o presidente do COI ainda lembrou da aposta que fez com o prefeito sobre a conclusão das obras da Olimpíada. Bach disse meses atrás que cumprimentaria operários em estádios no dia da abertura dos Jogos e foi desmentido por Paes, que garantiu que todas as arenas seriam entregues com antecedência. Nesta quarta, Bach declarou sua vitória.

"Essa aposta eu já ganhei", disse, reconhecendo que nem tudo está pronto para a Rio-2016, faltando nove dias para o evento. "Mas eu disse também que estaríamos juntos maravilhados com a abertura. Isso vai ocorrer".

Topo