Olimpíadas 2016

Atualizada em 27.07.2016 18h07

Paes culpa Comitê Rio-2016 por problemas em Vila e provoca SP em entrevista

Yasuyoshi Chiba/AFP Photo
Paes culpa Comitê Rio-2016 por problemas em Vila e provoca SP em entrevista imagem: Yasuyoshi Chiba/AFP Photo

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, culpou o Comitê Organizador da Rio-2016 pelos problemas constatados na Vila Olímpica. Segundo Paes, a obra do condomínio que abrigará cerca de 11 mil atletas que participarão dos Jogos de 2016 ficou pronta há cerca de três meses. Para o prefeito, faltou acompanhamento e fiscalização para evitar os transtornos ocorridos.

"O que houve ali foi uma falha de acompanhamento, de gestão do Comitê Rio-2016", disse Paes, durante entrevista coletiva que marcou a inauguração do RCM (Rio Media Center), nesta quarta-feira (27). "Isso serve de alerta para que o problema não se repita."

Paes disse na entrevista que as falhas na Vila estão quase todas resolvidas. Ele, aliás, concedeu a entrevista pouco antes de se dirigir ao condomínio para receber novamente a delegação olímpica da Austrália, que abandonou o espaço por problemas nas ligações elétricas, de gás, de água e esgoto dos apartamentos. A chefe da delegação, Kitty Chiller, considerou os imóveis "inabitáveis".

A Vila Olímpica foi inaugurada no domingo. O condomínio foi construído pela Odebrecht e a Carvalho Hosken. Custou cerca de R$ 2,9 bilhões. O empreendimento foi financiado pela Caixa Econômica Federal e também contou com aporte de recursos municipais em áreas comuns.

Na entrevista, Paes também foi questionado sobre o resultado de uma pesquisa de opinião divulgada nesta quarta-feira e que apontou que a maioria dos brasileiros acredita que os Jogos Olímpicos trarão mais prejuízos que benefícios. Na resposta, o prefeito disse que brasileiros de fora do Rio não conhecem as transformações pelas quais a cidade passou nos últimos anos. Por isso, não aprovam o evento.

O prefeito ainda usou um tom irônico para provocar São Paulo, cujas obras de mobilidade para dois aeroportos estão anos atrasadas. "Aqui, as obras não pararam. As pessoas saem do aeroporto e veem grandes obras concluídas. Não tem improviso", disse Paes, em alusão aos atrasos da obra da ligação de trem entre a cidade de São Paulo e o aeroporto internacional de Guarulhos.

Aviso aos pessimistas

Paes disse que a Olimpíada do Rio já é um sucesso por tudo que promoveu no Rio de Janeiro. Afirmou que, faltando exatos nove dias para o início dos Jogos, chegou a hora da celebração. O prefeito, contudo, reconheceu que essa celebração pode ter seus problemas. "Aqueles que ficarem procurando algo errado vão encontrar", disse ele.

O prefeito afirmou que o Rio de Janeiro não é uma cidade perfeita. Está, porém, muito melhor do que há sete anos, quando ela foi escolhida para sediar os Jogos de 2016.

Topo