Olimpíadas 2016

Paes critica "complexo de vira-lata" e diz que Rio-16 "foi bem organizada"

Reprodução
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, participa do "Programa do Jô" imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, rebateu as críticas feitas à organização dos Jogos Olímpicos. Durante participação no “Programa do Jô”, o político afirmou ser necessário deixar o “complexo de vira-lata”.

“Não é tudo uma desgraça, tenho orgulho da minha cidade. Não pode ficar com esse complexo de vira-lata. A cidade está preparada para receber os Jogos Olímpicos”.

Questionado sobre a organização do evento, Paes criticou uma possível relação entre os problemas financeiros do Estado do Rio de Janeiro e a realização dos Jogos Olímpicos.

“Ninguém quebrou por causa de Olimpíada. A prefeitura do Rio paga seus salários em dia, tem uma avaliação maior que qualquer ente da Federação. A Olimpíada foi uma oportunidade de melhorar a cidade, de o Brasil se mostrar”.

Paes afirmou, ainda, que a Rio-2016 deixará um legado para a cidade do Rio de Janeiro e negou que obras do evento tenham atrasado.

“Tem muita transformação na cidade, não é verdade que a Olimpíada não tem legado. Todas as obras de estádio terminaram no prazo, tirando o velódromo”, afirmou Paes. “Essas coisas (obras feitas) a gente não consegue que o brasileiro veja. Dizem que não tem legado, que atrasou tudo. Não é verdade, tudo foi entregue no prazo”.

O Velódromo do Rio de Janeiro teve um custo de R$ 137,7 milhões ao governo federal e à Prefeitura do Rio de Janeiro. O local deveria ficar pronto em dezembro de 2015, mas foi entregue apenas em junho deste ano.

Na última segunda-feira (25), o Velódromo foi aberto para treinamento pela primeira vez, ainda em meio a obras e com poeiras na pista de competição.

Polêmica na Vila Olímpica

GShow/Carol Caminha
imagem: GShow/Carol Caminha

No início da semana, Eduardo Paes se envolveu em uma polêmica com a delegação australiana. A comitiva do país da Oceania decidiu deixar a Vila Olímpica por causa de problemas encontrados nos prédios. Eles retornarão ao local nesta quarta-feira (27).

Na ocasião, Eduardo Paes afirmou que colocaria cangurus na porta do prédio para que os australianos se sentissem em casa. Mais tarde, reconheceu os problemas e afirmou que a organização estava trabalhando para corrigi-los.

“Foi uma brincadeira de mau gosto. Nem era uma piada, era um gesto de gentileza, mas que as pessoas encaram...”, explicou. “Os australianos consideram isso (canguru) um amuleto”.

“A gente está resolvendo os problemas, que de fato existem. Você teve uma falha que não é aceitável, mas estamos corrigindo. Foi uma falha muito ruim para começar os Jogos Olímpicos", completou.

Durante a participação no “Programa do Jô”, Eduardo Paes recebeu um canguru de pelúcia do apresentador.

Topo