Olimpíadas 2016

Música composta por atleta da seleção embala handebol do Brasil para Rio-16

Flavio Florido/UOL
Samira comemora gol durante Jogos de Londres, em 2012. Para 2016, ela compôs música para o grupo feminino do handebol imagem: Flavio Florido/UOL

Guilherme Costa e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Final de treino do handebol feminino na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, na última terça-feira (26). Enquanto as jogadoras se alongam e recebem mensagens, uma pequena caixa de som toca uma lista para lá de variada: do funk ao pagode, do sertanejo ao rock. “Aqui é sempre assim, isso deixa o clima mais leve, é muito bom”, explica a armadora Duda. Aquele repertório, no entanto, não é exatamente o que embala a equipe para os Jogos Olímpicos.

No caminho para a Rio-2016, é uma música "secreta" que conduz o time. “Isso é sigilo, coisa nossa apenas”, explica a pivô Tamires Morena. “É uma coisa muito íntima, algo que representa muito da nossa rotina e nos toca muito”, disse, com os olhos marejados, a jogadora.

DeOlhoNaMedalha: Hand do Brasil luta por ouro mesmo depois de um 2015 ruim

E não se trata de uma canção conhecida do grande público e utilizada pelo grupo campeão mundial em 2013. A música é uma composição assinada pela caçula do elenco, Samira Rocha.

“Mas quem te contou isso?”, disse a assustada atleta, ao ser inicialmente abordada pela reportagem. “É segredo nosso [risos]”.

“Não posso dar muitos detalhes, nem abrimos nada. Mas é uma música que fala de amor, da nossa relação, algo que nos ajuda muito aqui dentro. Não é fácil conviver num grupo com tantas pessoas diferentes e a música facilita tudo”, detalhou Samira.

A jovem contou que costuma compor nas horas vagas e resolveu escrever ao perceber a paixão do grupo por música. “Talvez a gente mostre algo durante os Jogos. Vai seguir conosco até lá”.

O bom e leve ambiente é elogiado pelo técnico Morten Soubak. Conhecido pelo jeito durão, ele garante que o relaxamento pós-treino não deixa a equipe menos focada.

“Não tem ninguém relaxado aqui. É bacana ter essa música, esse momento delas, mas estão todas muito concentradas”, comentou o dinamarquês.

Ainda sem poder revelar a misteriosa música, são artistas como Anitta, Jorge & Mateus e Grupo Revelação que dominam a caixa de som da animada seleção.

Topo