Olimpíadas 2016

Lesão nas costas tira Varejão da Rio-2016. Felício será o substituto

Christian Petersen
Anderson Varejão, pivô da seleção brasileira de basquete imagem: Christian Petersen

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Anderson Varejão está fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O pivô de 33 anos não irá se recuperar a tempo de uma lesão nas costas que o afastou dos treinamentos durante a última semana e de dois jogos preparatórios com a Romênia, no sábado e na segunda-feira. Cristiano Felício será o seu substituto.

Ciente da impossibilidade de ter Varejão ainda na noite de terça-feira (26), a CBB ouviu do técnico Rubén Magnano o nome do substituto e iniciou as conversas com o Chicago Bulls - time de Felício. O acordo pela liberação foi selado nesta quarta-feira (27).

A decisão pelo corte de Varejão foi tomada após a viagem que fez aos Estados Unidos para visitar o médico especialista em problemas nas costas Robert Watkins. O brasileiro foi submetido a exames de imagem nos últimos dois dias, que indicaram a existência de uma hérnia de disco na lombar. Watkins recomendou que Varejão não disputasse a Olimpíada para não agravar ainda mais as dores. 

Varejão começou a sentir dores nas costas após passar por testes físicos. Medicado e recebendo tratamento intensivo, passou a seguir uma programação diferenciada de treinos. O quadro não evoluiu e, por sentir dores que classificava como "insuportáveis", o atleta viajou aos Estados Unidos no último domingo (24), a pedido da sua equipe, Golden State Warriors, para ser submetido a avaliações.

"É frustrante. Triste. Ainda não estou querendo acreditar nisso", disse Anderson. "Disputar as Olimpíadas no meu país, com a minha família, meus amigos, o público brasileiro... Isso nunca mais vai acontecer. Parece um pesadelo... Faltam menos de dez dias para os Jogos e sonhei muito com esse momento, ansiedade era grande, o frio na barriga. Estava feliz. Desde que anunciaram que as Olimpíadas seriam no Brasil, não conseguia pensar em outra coisa, mesmo durante a temporada, era impossível não imaginar, não lembrar. Infelizmente, por causa de uma lesão, vou ficar fora. É difícil demais aceitar isso". 

Varejão se soma à lista de pivôs impedidos de participar da Olimpíada por lesão, que tem Tiago Splitter (operado do quadril em fevereiro) e Vitor Faverani (cortado no início de julho por problema no joelho).

Antes da estreia na Olimpíada, no dia 7 de agosto contra a Lituânia, o Brasil ainda fará quatro amistosos. Enfrentará a Austrália na quinta-feira em Mogi das Cruzes. Na mesma cidade, duelará com a China no sábado e contra Austrália ou Lituânia no domingo. No dia 2, voltará a duelar com os chineses.

Anderson Varejão afirma que buscou opiniões de médicos diferentes, mas a recomendação foi a mesma: preservar a saúde. "Preciso entender essa situação", lamentou. Sobre o futuro, assegurou que estará com os companheiros na torcida pelo ouro olímpico. 

"Faço questão de estar junto, perto dos meus companheiros, passar experiência, vibrar junto, acompanhar os Jogos, estar junto com a Seleção Brasileira. É um momento especial para o nosso país, uma vontade que tenho, seria a minha contribuição, seria uma maneira de participar de algo com o qual sonhei por tantos anos".

Topo