Lesão nas costas tira Varejão da Rio-2016. Felício será o substituto

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
Christian Petersen
Anderson Varejão, pivô da seleção brasileira de basquete

Anderson Varejão está fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O pivô de 33 anos não irá se recuperar a tempo de uma lesão nas costas que o afastou dos treinamentos durante a última semana e de dois jogos preparatórios com a Romênia, no sábado e na segunda-feira. Cristiano Felício será o seu substituto.

Ciente da impossibilidade de ter Varejão ainda na noite de terça-feira (26), a CBB ouviu do técnico Rubén Magnano o nome do substituto e iniciou as conversas com o Chicago Bulls - time de Felício. O acordo pela liberação foi selado nesta quarta-feira (27).

A decisão pelo corte de Varejão foi tomada após a viagem que fez aos Estados Unidos para visitar o médico especialista em problemas nas costas Robert Watkins. O brasileiro foi submetido a exames de imagem nos últimos dois dias, que indicaram a existência de uma hérnia de disco na lombar. Watkins recomendou que Varejão não disputasse a Olimpíada para não agravar ainda mais as dores. 

Varejão começou a sentir dores nas costas após passar por testes físicos. Medicado e recebendo tratamento intensivo, passou a seguir uma programação diferenciada de treinos. O quadro não evoluiu e, por sentir dores que classificava como "insuportáveis", o atleta viajou aos Estados Unidos no último domingo (24), a pedido da sua equipe, Golden State Warriors, para ser submetido a avaliações.

"É frustrante. Triste. Ainda não estou querendo acreditar nisso", disse Anderson. "Disputar as Olimpíadas no meu país, com a minha família, meus amigos, o público brasileiro... Isso nunca mais vai acontecer. Parece um pesadelo... Faltam menos de dez dias para os Jogos e sonhei muito com esse momento, ansiedade era grande, o frio na barriga. Estava feliz. Desde que anunciaram que as Olimpíadas seriam no Brasil, não conseguia pensar em outra coisa, mesmo durante a temporada, era impossível não imaginar, não lembrar. Infelizmente, por causa de uma lesão, vou ficar fora. É difícil demais aceitar isso". 

Varejão se soma à lista de pivôs impedidos de participar da Olimpíada por lesão, que tem Tiago Splitter (operado do quadril em fevereiro) e Vitor Faverani (cortado no início de julho por problema no joelho).

Antes da estreia na Olimpíada, no dia 7 de agosto contra a Lituânia, o Brasil ainda fará quatro amistosos. Enfrentará a Austrália na quinta-feira em Mogi das Cruzes. Na mesma cidade, duelará com a China no sábado e contra Austrália ou Lituânia no domingo. No dia 2, voltará a duelar com os chineses.

Anderson Varejão afirma que buscou opiniões de médicos diferentes, mas a recomendação foi a mesma: preservar a saúde. "Preciso entender essa situação", lamentou. Sobre o futuro, assegurou que estará com os companheiros na torcida pelo ouro olímpico. 

"Faço questão de estar junto, perto dos meus companheiros, passar experiência, vibrar junto, acompanhar os Jogos, estar junto com a Seleção Brasileira. É um momento especial para o nosso país, uma vontade que tenho, seria a minha contribuição, seria uma maneira de participar de algo com o qual sonhei por tantos anos".