Olimpíadas 2016

"Brasileiro rende bem com torcida", diz chefe do boxe do país na Rio-2016

Scott Heavey/Getty Images
Adriana Araújo, 34, é a única remanescente entre os medalhistas brasileiros de Londres-2012 imagem: Scott Heavey/Getty Images

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

As três medalhas obtidas em Londres-2012 são até hoje o melhor desempenho do boxe brasileiro em uma edição de Jogos Olímpicos. Isso estabeleceu um parâmetro para a Rio-2016 – meta da CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) é pelo menos repetir o desempenho –, mas também criou alguma pressão sobre os atletas do time anfitrião. Em contrapartida, o “fator casa” deu subsídios para a entidade nacional bancar suas apostas.

“A psicóloga da equipe vem trabalhando nos últimos dois anos em cima disso: a pressão, como se comportar, como ter desempenho com a torcida a favor. Nós achamos que o brasileiro rende bem com torcida favorável. O trabalho tem sido fundamental para o desempenho não cair com as arquibancadas cheias, e nós tivemos oportunidade de medir um pouco isso no evento-teste do boxe, em dezembro. Tivemos um grande desempenho, independentemente da etapa da preparação”, analisou o cubano Otilio Toledo, 54, diretor-técnico do boxe brasileiro na Rio-2016.

O Brasil tem nove atletas classificados para os Jogos Olímpicos deste ano. Entre os medalhistas de Londres-2012, apenas Adriana Araújo, 34, permanece na equipe.

“Estamos tranquilos. Os atletas estão bem focados, bem concentrados, cientes da responsabilidade que têm por ser em casa. Temos preocupações apenas com lesões que podem surgir, mas são coisas que acontecem. Estamos preparados”, avaliou Toledo.

A principal questão trabalhada pela CBBoxe atualmente é justamente o estágio de amadurecimento dos atletas. A entidade avalia que o grupo tem o mesmo nível técnico do conjunto que representou o país em 2012, mas que atualmente existe uma carência de experiência.

“A experiência dos atletas de Londres não era a mesma dos de hoje. O tempo de trabalho com os atletas de Londres era diferente do tempo de trabalho com os de hoje. Temos muitos meninos novos”, analisou o diretor-técnico.

A seleção brasileira tem treinado na Urca, na zona sul do Rio de Janeiro, onde ficará concentrada até o dia 2 de agosto, quando se mudará para a Vila Olímpica. Os primeiros representantes nacionais da modalidade vão estrear nos Jogos no dia 6 de agosto.

Topo