Olimpíadas 2016

A nove dias dos Jogos, Arena de Vôlei de Praia ainda tem obras e lixo

Rodrigo Mattos/UOL Esporte
Arena que receberá partidas de vôlei nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ainda não está pronta imagem: Rodrigo Mattos/UOL Esporte

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A nove dias do início da Olimpíada, a Arena de Vôlei de Praia em Copacabana ainda não está completa. Nesta quarta-feira, havia grades sendo instaladas nas arquibancadas provisórias, paredes dos camarotes em aberto, e muito lixo acumulado na obra. Essa era a sede esportiva que mais preocupava o COI (Comitê Olímpico Internacional) que esperava ter atletas treinando por lá neste semana.

O atraso na Arena de Vôlei de Praia dá razão ao presidente do comitê internacional, Thomas Bach. Ele tinha apostado que chegaria no Rio para cumprimentar o último operário: o cartola desembarcou nesta quarta-feira na cidade.

A Arena de Vôlei de Praia é uma instalação provisória, mas sua estrutura é gigantesca e se estende por larga faixa de areia de Copacabana e do Leme. São 21 metros de altura, e capacidade para 12 mil pessoas. A obra enfrentou problemas: foi embargada em abril pela secretaria de meio ambiente e tinha de erguer barreiras contra ressacas.

Nesta quarta-feira, ainda havia uma fila de operários para entrar na arena pela manhã. Dentro, dois deles trabalhavam nas instalações de grades externas às arquibancadas, outros fechavam paredes dos camarotes em aberto. Na parte interna, na arquibancada, também havia pessoas trabalhando. Boa parte dos pisos também não estava instalada.

Do lado de fora e dentro da Arena, havia bolos de lixo acumulado pela obra, como pedaços de madeira e ferros. Pequenas empilhadeiras, e caminhões de construtoras ainda estavam na areia.

Os campos de treinos e instalações de tendas, no entanto, estavam todos prontos. Havia inclusive redes já colocadas nas quadras externas de treinos. Já seria possível aos atletas treinarem. A instalação também está aberta para a imprensa, segundo o cronograma do Rio-2016.

A reportagem tentou contato com o Comitê organizador Rio-2016 para saber o prazo para conclusão da obra, mas não conseguiu localizar seus membros.

Topo