Olimpíadas 2016

Russa que delatou escândalo de doping recorrerá de banimento da Rio-16

Matthew Lewis/Getty Images
Yulia Stepanova não poderá participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Matthew Lewis/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A russa Yulia Stepanova, responsável por fornecer documentos que permitiram a revelação do escândalo de doping que atinge a Rússia, recorreu da decisão do COI de vetar sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Segundo o site da “NBC Sports”, a atleta apelou junto ao COI para tentar reverter a decisão da entidade. A atleta tem o apoio da Agência Mundial Antidoping (Wada) e da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Segundo o marido da atleta, Vitaly Stepanov, que trabalhava para uma organização antidoping russa antes da revelação do escândalo, disse que Yulia chegou a conversar com dois representantes do COI, mas que a situação não mudou e que falta interesse dos responsáveis em entender o problema.

“O que eu acho é que o COI não gastou muito tempo tentando entender o quão grande é o problema do doping na Rússia e quanto acobertamento está acontecendo nos esportes russos”, declarou Stepanov.

A decisão de vetar a participação de atletas russos que já tenham tido problemas com doping foi bem aceita pelo país, que corria o risco de ser completamente excluído dos Jogos Olímpicos. Entretanto, a decisão foi amplamente criticada por agências antidoping de todo o mundo. Porém, houve unanimidade ao avaliar que a situação de Yulia é a pior parte deste processo.

“A decisão de recusar a entrada dela nos Jogos Olímpicos é incompreensível e irá, sem duvida nenhuma, impedir que outros delatores revelem informações no futuro”, declarou Travis Tygart, CEO da Agência Antidoping dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com Stepanov, ele e Yulia não possuem recursos financeiros para entrar com um processo junto ao Tribunal Arbitral do Esporte. No entanto, o russo destacou que eles continuarão tentando reverter a decisão até o último instante.

“A meta dela é participar (das Olímpíadas). Na minha opinião, ela merece ser uma atleta olímpica ainda mais agora do que quando ela era uma atleta dopada. Domingo foi dia de chorar, se desapontar. Mas hoje é segunda. Nós sentimos que estamos tentando lutar pela coisa certa, então acordamos e começamos a lutar de novo”, concluiu Stepanov. 

Topo