Olimpíadas 2016

Atualizada em 07.08.2016 18h51

Com problema no joelho, Federer anuncia que está fora da Olimpíada

Clive Brunskill/Getty Images
Lesão irá tirar Roger Federer dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Roger Federer anunciou nesta terça-feira que está fora da Olimpíada do Rio por causa de problemas no joelho esquerdo. que havia operado no início deste ano, após o Aberto da Austrália.  A lesão também fará com que ele perca todo o restante da temporada de 2016. O comunicado foi feito por meio de sua página no Facebook.

"Estou extremamente desapontado em anunciar que não poderei representar a Suíça nos Jogos Olímpicos do Rio e também perderei o restante da temporada. Considerando todas as opções após consultar os meus médicos e a minha equipe, eu tomei esta decisão muito difícil de encerrar a minha temporada de 2016 pois precisarei de mais tempo para fazer uma extensa reabilitação após a cirurgia no joelho no começo deste ano", escreveu o tenista.

"Os médicos me disseram que se eu quiser seguir atuando sem lesões no circuito mundial por mais alguns anos, como eu pretendo fazer, eu devo dar ao meu joelho e ao meu corpo o tempo apropriado de recuperação. É duro perder o restante da temporada. Entretanto isso tudo me fez perceber quanto fui sortudo de passar toda a minha carreira sem lesões", afirmou o tenista de 34 anos.

"O amor que tenho pelo tênis, pela competição, pelos torneios e especialmente por vocês, meus fãs, segue intacto. Estou motivado como sempre e planejo colocar todos os meus esforços para voltar mais forte em 2017. Obrigado pelo apoio", concluiu.

No Rio de Janeiro, Federer disputaria a quinta Olimpíada de sua carreira. Esteve presente em todas desde Atenas-2004 e tem um ouro em duplas e uma prata em simples. Em 2016, disputaria o torneio de simples, de duplas (com Stan Wawrinka) e de duplas mistas (com Martina Hingis).

Com o fim prematuro da temporada, Federer encerrará um ano sem título pela primeira vez desde 2001. Em 2016, ele alcançou apenas uma final e foi vice-campeão em Brisbane.

Terceiro colocado do ranking mundial, o suíço fez o seu último jogo no dia 8 de julho, quando foi derrotado na semifinal de Wimbledon pelo canadense Milos Raonic.

 

 

 

Topo