Olimpíadas 2016

NYT relata preocupação de atletas e médicos com águas poluídas: "é nojento"

Ricardo Moraes/Reuters
Poluíção na Baía de Guanabara imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Do UOL, em São Paulo

O jornal "The New York Times" publicou nesta terça-feira uma longa reportagem sobre a poluição na Baía de Guanabara e nas praias cariocas em que destaca as recomendações de especialistas e a preocupação de quem irá competir nos locais durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

O texto revela declarações de pesquisadores e médicos alertando sobre as condições da água, o que desperta preocupação de estrangeiros.

"Os atletas estrangeiros literalmente estarão nadando com excremento humano e correm o risco de ficar doentes de todos estes microorganismos. É triste, mas também preocupante", disse o pediatra Daniel Becker em declaração publicada pelo jornal.

A reportagem diz que, apesar da promessa de conter o lixo nos locais, as próprias autoridades reconhecem que a despoluição ficou aquém do esperado. Porém, a organização garante que as águas da Praia de Copacabana, local da maratona aquática, e da Baía de Guanabara, local de disputa da vela, atendem aos índices de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mesmo assim, o jornal destaca que a poluição causa preocupação entre os atletas. "Nós apenas temos que manter a boca fechada quando a água espirrar", disse ao jornal a velejadora holandesa Afrodite Zegers. "É nojento", disse Nigel Cochrane, um treinador das velejadoras espanholas. "Estamos muito preocupados."

Topo