Olimpíadas 2016

Federação de Canoagem exclui 5 russos da Rio-16, incluindo campeão olímpico

Harry How/Getty Images
Alexander Dyachenko (à direita) perdeu vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Harry How/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A Federação Internacional de Canoagem anunciou nesta terça-feira (26) a lista de atletas russos que foram banidos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por terem alguma ligação com o escândalo antidoping que atinge as federações do país.

De acordo com a entidade, a ação é baseada no “Relatório McLaren”, emitido pela Wada, que comprova a existência de um esquema de Estado para fraudar amostras de atletas que tenham retornado com resultado positivo para doping.

As punições terão efeito imediato e ficarão pendentes investigações, que deixam os atletas inelegíveis para as Olimpíadas do Rio. Existem 27 casos envolvendo os 25 atletas nomeados no relatório, sendo que 11 deles já foram sancionados.

“Este é um pequeno resquício para o movimento olímpico e nós estamos tristes que nosso esporte esteja implicado. Nós tomamos uma ação rápida e removemos todos os atletas em que evidências de doping existam. A IFC irá continuar sua campanha de ‘tolerância zero’ e removeremos todos os atletas que estejam desrespeitando as regras de alguma forma. Nós estamos deixando claro que, se você pisar fora da linha, você não estará na linha de largada”, declarou Simon Toulson, secretário-geral da ICF.

Os cinco atletas vetados pela ICF são: Alexey Korovashkov, Elena Aniushina, Natalia Podolskaia, Andrey Kraitor e Alexander Dyachenko. Este último é o atual campeão olímpico na categoria K2M 200m.

Quatro países serão beneficiados com as exclusões dos atletas russos. Como as vagas para as Olimpíadas foram conquistas por meio dos resultados obtidos no Mundial de Canoagem realizado em 2015, em Milão-ITA, competidores da Áustria, Alemanha, Suécia e Irã herdarão os postos deixados pelos russos. 

Topo