Olimpíadas 2016

Em meio a polêmica com Paes, Austrália decora prédio com cangurus

Arquivo pessoal
Canguru em espaço de australianos na Vila imagem: Arquivo pessoal

Bruno Doro, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quando a Austrália colocou em sua bagagem uma estátua em tamanho real de um canguru para enfeitar o prédio que ocuparia na Vila Olímpica da Rio-2016, pareceu uma escolha normal. Afinal, o animal é, ao lado do emu (uma ave de grande porte, similar a um avestruz), um dos símbolos do Comitê Olímpico Australiano. Mas quando ele foi desempacotado e apareceu na área de convivência da instalação australiana, pareceu uma provocação aos brasileiros.

O motivo foi uma piada feita pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. No domingo, a chefe de missão do país da Oceania, Kitty Chiller, anunciou que a delegação não ficaria na Vila dos atletas, alegando que os apartamentos tinham problemas elétricos, hidráulicos e vazamentos de gás. Como resposta, Paes disse que estava "quase botando um canguru para pular na frente deles".

O canguru apareceu nesta terça-feira, depois que o incidente diplomático foi resolvido. A delegação australiana começou a ocupar os prédios pela manhã e deu início ao processo de decoração do espaço. Ao lado do balcão no mezanino, a principal área de convivência do local, o boneco do animal foi posicionado - no outro lado, que não aparece na foto acima, está um boneco de um emu. Os dois são símbolos nacionais da Austrália e aparecem no brasão do Comitê Olímpico.

Reprodução
imagem: Reprodução

Entenda a polêmica

No domingo, após diversas reclamações da chefe de delegação do país, Kitty Chiller, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes fez uma piada que irritou os australianos.

"É natural que você tenha algum tipo de ajuste a fazer, mas vamos fazer os australianos se sentirem em casa aqui. Estou quase botando um canguru na frente para pular na frente deles”, disse Paes na cerimônia de inauguração da Vila.

A piada gerou uma resposta imediata de Mike Tancred, chefe de comunicação da delegação australiana.

"Não precisamos de cangurus, precisamos de encanadores para dar conta dos vários lagos que encontramos nos apartamentos", disse na ocasião ao jornal Folha de S. Paulo.

Depois de tantos problemas e críticas, os australianos mudaram o tom e agora tecem diversos elogios à Vila. Nesta quarta-feira, está prevista a entrada de 100 atletas do hóquei, rúgbi, boxe e canoagem slalom.

"O nível dos quartos é nível Hilton (o hotel). Onde mais eu teria uma espreguiçadeira na minha sacada com vista para uma piscina como aqui?", disse Mike Tancred, chefe de comunicação da delegação australiana.

Topo