Olimpíadas 2016

Russa que revelou escândalo de doping não poderá participar da Rio-16

Aleksander Chernykh/AP
Yulia Stepanova, atleta russa que revelou escândalo de doping, não participará da Rio-16 imagem: Aleksander Chernykh/AP

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional decidiu neste domingo (25) que a atleta russa Yulia Stepanova não poderá mais participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como atleta neutra. A velocista havia sido liberada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para competir nos torneios europeus e nas Olimpíadas, mas o COI não aceitou a decisão.

A atleta, que participa das provas de 800 m, foi a responsável por fornecer evidências para a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla) para que o esquema de dopagem russo fosse revelado. Os documentos apresentados por Yulia levaram a IAAF e o COI a vetar a participação de atletas russos no atletismo em competições internacionais e nas Olimpíadas.

Entretanto, o COI julgou que Yulia, que cumpriu dois anos de punição após ser flagrada em um exame antidoping antes de divulgar o esquema, não se encaixa nos critérios para competir sob a bandeira da entidade. A justificativa é que a atleta já cometeu violações por doping, então ela não atenderia os “requisitos éticos” para participar dos Jogos Olímpicos.

Apesar do veto, o COI prometeu convidar Yulia e seu marido, Vitaly Stepanov, para acompanhar os Jogos Olímpicos.

A corredora e seu marido precisaram deixar a Rússia em 2014 relatando temerem por sua segurança após serem acusados de “traição” por terem revelado o esquema ilegal que beneficiava atletas do país. Atualmente, Yulia treina e mora nos Estados Unidos, em um local não revelado por questões de segurança.

O líder da Agência Antidopagem dos Estados Unidos, Travis Tygart, lamentou a decisão do COI de vetar a participação de Yulia nos Jogos Olímpicos. De acordo com o executivo, a decisão “incompreensível” irá “indubitavelmente” evitar que outros delatores revelem esquemas no futuro. 

Topo