Olimpíadas 2016

Rio-2016 cobre falha do Governo na segurança do Parque Olímpico

Renato Sette Camara/Divulgação
Parque Olímpico da Rio-2016 está com suas obras 100% concluídas imagem: Renato Sette Camara/Divulgação

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio Janeiro

O Comitê Rio-2016 cobre um atraso do Governo Federal na segurança do acesso ao Parque Olímpico. Houve uma demora do Ministério da Justiça para contratar a equipe para manusear os equipamentos de raio-x da instalação, e por isso, a empresa ainda não consegue operar. Então, o Comitê teve de buscar outra firma para ocupar o espaço.

Pelo planejamento inicial, a Força Nacional e o Exército cuidariam da parte externa da segurança das instalações olímpicas. O Governo Federal ficou responsável por cuidar do acesso a esses equipamentos.

Mas a Sesge (Secretaria Especial de Grandes Eventos) só abriu licitação para a contratação da empresa no dia 30 de maio. Apenas no dia 1º de julho o processo foi concluído ao se fechar com a empresa Artel Recursos Humanos Eirelli um contrato de R$ 21 milhões. 

A empresa não é especializada em segurança e ainda estava arregimentando pessoas para atuar. Assim, os raio-x estavam fora de operação e a fiscalização vinha sendo feita pela Força Nacional na mão.

"Não dava para botar as pessoas dessa empresa agora porque elas precisam de treinamento. Depois de terem treinado, vão entrar paulatinamente. Por enquanto, nós contratamos uma empresa", explicou o diretor de comunicação do Rio-2016, Mário Andrada.

Em Londres também houve o mesmo problema no acesso do Parque Olímpico. Só que a questão foi oposta: equipe de segurança contratada pelo comitê organizador não funcionou, e o exército britânico cobriu o buraco na operação do raio-x.

Topo