Vídeos

Rafinha cresce fisicamente e acirra disputa por vaga na seleção olímpica

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

Ausente nos primeiros treinamentos com bola do Brasil, o meia Rafinha Alcântara vive momento de ascensão na preparação da seleção olímpica. Em crescimento no aspecto físico, ele ganha espaço na disputa por um lugar no time titular. 

Nesta segunda-feira, pelo quarto dia consecutiva, Rafinha foi a campo e trabalhou com os demais atletas em uma atividade lenta. Inicialmente, a comissão técnica havia identificado a necessidade de submeter o meia do Barcelona-ESP para um programa de reforço muscular, o que o afastou do gramado no início dos trabalhos na Granja Comary. 

Presente em campo nos trabalhos, o filho de Mazinho tem animado o treinador Rogério Micale nos aspectos físico e técnico. Em teoria, e segundo indicam as atividades, ele disputa lugar com Rodrigo Dourado, Thiago Maia e Walace na formação titular. A tendência de momento é que a dupla de volantes seja formada pelo santista Thiago e pelo próprio Rafinha. Versátil, o jogador também pode ser utilizado mais à frente, como meia armador. A princípio, a posição por ali é de Felipe Anderson. 

Resta saber, entretanto, quais os planos de Micale para Renato Augusto. Entre os três jogadores acima dos 23 anos, ele se apresenta à seleção na quarta-feira, em Goiânia, e passa a trabalhar em campo a partir da quinta. Versátil a exemplo de Rafinha, é visto pela comissão técnica como um jogador capaz de atuar tanto como meia-atacante ou como segundo volante, em que concorreria com o jogador do Barcelona. 

Rafinha operou o joelho direito em setembro do ano passado e voltou a jogar no fim de março. Mas, no retorno aos gramados, sofreu lesão muscular e não atuou regularmente desde então. O meio-campista foi, inclusive, cortado da Copa América. 

Topo