Federação Internacional de remo tira 3 russos dos Jogos do Rio

AFP
Jamie McDonald/Getty Images
Ivan Balandin, segundo da esquerda para direita, foi excluído da Rio-2016 pela Federação Internacional de remo

Três dos 11 integrantes da equipe russa de remos inscrita para os Jogos Olímpicos do Rio foram excluídos pela Federação Internacional da modalidade (Fisa) neste segunda-feira, com base nos critérios estabelecidos no domingo pelo COI.

O primeiro deles é Ivan Balandin, membro do time de oito, declarado não elegível por ter seu nome citado no relatório McLaren, que denunciou o esquema de doping de Estado em vigor na Rússia.

Os dois outros, Anastasia Karabelshchikova, membro do oito feminino, e Ivan Podshivalov, do quatro sem timoneiros masculino, foram retirados da lista inicial de 387 atletas inscritos pelo Comitê Olímpico Russo (ROC) por já ter sido punidos por doping, em 2007 e 2008, respectivamente.

Por causa dessas exclusões, a Rússia corre risco de não poder competir em três das cinco provas em que está classificada.

O número ainda pode aumentar, já que a Fisa ainda está analisando todos os exames antidoping aos quais os remadores russos inscritos para os Jogos foram submetidos de 2011 a 2016.

Isso pode resultar em outra declarações de inelegibilidade", avisou a federação, que anunciará na terça-feira se fará outros cortes.

A Fisa também anunciou que vai lançar depois das Olimpíadas "uma investigação oficial para confirmar se a Federação russa de remo pode ter sido envolvida ou informada dos atos do laboratório antidoping de Moscou".

Mais cedo nesta segunda-feira, a Federação Internacional de Natação (Fina) já excluiu sete atletas russos que já foram punidos por doping no passado.