Olimpíadas 2016

Com força-tarefa de 600 pessoas, Rio-16 projeta Vila consertada até 4ª

Guilherme Costa/UOL
A Vila Olímpica foi aberta neste domingo aos atletas - mas já teve relatos de furtos. 14 delegações são esperadas para entrarem nas instalações imagem: Guilherme Costa/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Rio-2016 projeta que terá a Vila Olímpica consertada e sem nenhum tipo de problema de vazamentos ou fiações expostas até quarta-feira. Assim, todos os apartamentos estariam prontos a serem ocupados por todos os atletas que estão chegando ao Rio de Janeiro ou já treinam na cidade.

No momento, o Comitê Organizador conta com uma equipe de 600 funcionários na Vila realizando consertos em encanamentos, reparando vazamentos e fazendo limpeza dos espaços nos prédios.

Desde a abertura da Vila às delegações, na manhã de domingo, foram inúmeras as reclamações. As críticas mais fortes partiram do Comitê Olímpico Australiano. Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Argentino também classificou o lugar como inabitável.

Membros da delegação da Holanda chegaram nesta segunda-feira à Vila com produtos de limpeza, rodos e vassouras para deixar os apartamentos em ordem.

No início da tarde, o superintendente do COB, Marcus Vinicius Freire, minimizou a situação e disse que os principais críticos também já diminuíram o tom das reclamações.

"Conversei com australianos, argentinos e holandeses agora e escutei o mesmo de todos: o pior já passou. Estamos arrumando. Esses ajustes nos dois primeiros dias são absolutamente normais. Isso já é passado. As coisas mudam de um dia para o outro. São centenas de pessoas virando a madrugada. Nós [Time Brasil], inclusive, passamos as últimas três noites acertando coisas. Mas nada que interfira na rotina dos atletas. Você tira um de um andar, colocar em outro até ajustar. Tudo tranquilo", contou.

Atletas brasileiros do Tiro Esportivo e da Ginástica Artística também rechaçaram críticas e exaltaram o local.

"Está tudo ótimo, posso falar pelo nosso espaço. Por mim, se tivesse uma tenda e uma rede para dormir já estaria maravilhoso", comentou o ginasta Arthur Nory.

Topo