Olimpíadas 2016

Anderson Varejão vai aos EUA para tratar lesão que ameaça ida à Rio-16

Lalo de Almeida/Folhapress
Anderson Varejão carrega a tocha na entrada do estádio Pacaembu imagem: Lalo de Almeida/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

O pivô Anderson Varejão, um dos atletas convocados por Rubén Magnano para integrar a seleção masculina de basquete do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, precisará ser submetido a novos exames para verificar a gravidade de uma lombalgia.

Segundo comunicado enviado pela assessoria de imprensa do atleta, que atua pelo Golden State Warriors, Varejão embarcou para os Estados Unidos na noite deste domingo (25) por orientação de sua equipe para realizar exames mais detalhados e passar por avaliações que auxiliem na sequência de sua recuperação nas costas.

O atleta já vinha fazendo tratamento intensivo na última semana por conta das dores intensas nas costas, mas o problema não foi solucionado. A viagem para os Estados Unidos foi autorizada pela Confederação Brasileira de Basquete, que aguarda novas informações sobre o quadro clínico do atleta. 

DeOlhoNaMedalha: Entrosamento é arma do basquete do Brasil no Rio, mas um "local" pode roubar a cena

No sábado, o UOL Esporte publicou que Varejão vivia uma situação delicada e que a comissão técnica da seleção já cogita o seu corte caso ele não possa participar dos amistosos que o time nacional fará nesta semana em Mogi das Cruzes. Na quinta-feira, o time nacional enfrenta a Austrália. No sábado encara a China e no domingo pega o vencedor do duelo entre Austrália e Lituânia.

Apesar de a lista dos 12 atletas inscritos para a Olimpíada já estar fechada, ela pode ser alterada em caso de lesão de algum atleta. Isso pode ser feito até o dia 2 de agosto, véspera da entrada da equipe de basquete na Vila Olímpica do Rio.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou que qualquer atleta que esteja na lista larga, enviada em março, poderá ser inscrito. Esta relação conta com mais de 50 nomes.

No domingo, antes da viagem aos Estados Unidos, Varejão participou do revezamento da tocha em frente ao estádio do Pacaembu.

Segundo a assessoria de imprensa da CBB, nenhum profissional da entidade acompanhou o atleta nesta viagem.

Na noite desta segunda-feira, a seleção brasileira enfrenta a Romênia no ginásio da Hebraica em sua segunda partida de preparação.

Topo