Olimpíadas 2016

Vila Olímpica é inaugurada, mas só ficará pronta em até três dias

Guilherme Costa/UOL
A Vila Olímpica foi aberta neste domingo aos atletas - mas já teve relatos de furtos. 14 delegações são esperadas para entrarem nas instalações imagem: Guilherme Costa/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A inauguração da Vila Olímpica da Rio-2016 não encerrou as obras no aparato que receberá a maioria dos atletas que competirão no Brasil. A despeito da cerimônia realizada neste domingo (24), as obras na parte internacional do equipamento vão continuar e só devem ficar prontas em até três dias.

O principal problema da Vila nesse quesito está em alguns serviços que o local pretende oferecer aos atletas. Nem todos estão prontos para operação a partir deste domingo. “Está quase em pleno funcionamento”, admitiu Janeth Arcain, 47, prefeita da Vila Olímpica.

A expectativa do comitê organizador é que pelo menos 14 delegações entrem na Vila neste domingo – incluindo o Brasil. O espaço é um condomínio com 31 prédios e fica na zona oeste do Rio de Janeiro.

“A parte interna, que é o que os atletas precisam, tem local para treinar, locomoção para a área de treinamento e boa alimentação. O que não estiver resolvido é coisa pequena. É um espaço até mais para outras pessoas. O atleta não vem pensando na área internacional”, afirmou Janeth.

A área internacional é um centro de convivência que conta, entre outras coisas, com mercado, restaurante e loja oficial. Alguns serviços, como salão de beleza, ainda não têm sequer estrutura pronta.

Delegações internacionais também reclamaram de problemas no interior da vila, como pias pingando e sanitários entupidos. Novamente, Janeth classificou como “normais” os problemas na entrega da obra.

“Numa grande obra, você sabe que quando liga um ou outro acaba funcionando, mas com tudo de uma vez algo acontece. Isso é normal – principalmente em condomínios recém-terminados. Vamos resolver isso em dois ou três dias”, disse a prefeita.

“Os primeiros que chegam na Vila sempre acham alguma coisa. Eu sempre tive a felicidade de chegar depois, quando a Vila já estava aberta e com 100% de funcionamento. Não vai ser diferente de outros lugares, mas há coisas sendo resolvidas”, completou.

Topo