Olimpíadas 2016

Atletas brasileiros vão usar Ayrton Senna como motivação para Rio-2016

Divulgação
Nadador Henrique Rodrigues com a pulseira de Senna imagem: Divulgação

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna será mais uma ferramenta de incentivo aos atletas brasileiros que competirão nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro. Em uma ação comandada pelo instituto com nome do piloto, uma pulseira com as cores do capacete de Senna foi confeccionada como forma de motivação aos esportistas. O objeto faz uso de uma tecnologia de realidade aumentada. Ao escanearem com um celular ou tablet, os atletas veem projetados em seus punhos um vídeo motivacional falando sobre a importância de se competir e ganhar em casa.

A peça de um minuto de duração (que pode ser vista abaixo) relembra a primeira vitória de Senna no Brasil, no dia 24 de março de 1991, em Interlagos. O vídeo é narrado pelo próprio piloto falando das dificuldades enfrentada naquela prova. 

Além disso, a parte interna da pulseira traz as palavras "garra", "determinação" e "superação".

O Instituto já fez a distribuição à grande parte dos atletas que estarão na Olimpíada, mas alguns ainda não receberam o objeto. Como não há uma parceria oficial com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a entrega tem sido feita de forma individual diretamente aos atletas, nos clubes onde treinam ou em eventos.

Já com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) a ação foi facilitada pelo fato de Senna ser desde o ano passado o embaixador do movimento paraolímpico desde o ano passado.

Fábio Aleixo/UOL
imagem: Fábio Aleixo/UOL

"Nossa meta é fazer a entrega para todo os atletas olímpicos e paraolímpicos. Queremos que tenham como uma forma de motivação e um amuleto da sorte. O vídeo traz uma mensagem muito inspiradora, assim como foi a vida do Ayrton", afirmou ao UOL Esporte, Larissa Mrozowski, gerente de branding do Instituto Ayrton Senna.

A ideia foi muito bem recebida pelos atletas e muitos já estão usando o objeto, como é o caso do judoca Thiago Camilo, que vai para a sua quarta Olimpíada.

"Todo mundo sabe quem foi o Senna. É uma pessoa que continua nos inspirando. Ele levou o Brasil no peito, deu orgulho ao país, sempre com muito coração e determinação. Está na hora de o levarmos no braço. Eu achei bem legal esta iniciativa", disse o judoca.
 
"Achei incrível, muito legal mesmo. Vou usá-la como um amuleto. Gostei das palavras motivacionais que tem. vale sempre a pena lembrar", afirmou o ginasta Arthur Nory.
 
A pulseira também está disponível para compra para qualquer pessoa no site do Instituto Ayrton Senna pelo valor de R$ 14,90. O dinheiro arrecadado com as vendas é revertido em prol do Instituto.

Topo