Olimpíadas 2016

Federação Internacional de Tênis diz que russos estão limpos para Rio-2016

Kirsty Wigglesworth/AP Photo
Rússia terá sete tenistas nos Jogos, entre as quais Svetlana Kuznetsova (foto) imagem: Kirsty Wigglesworth/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

A Federação Internacional de Tênis comunicou neste domingo que os atletas russos passaram por rigorosos exames antidoping e estão aptos para a Rio-2016. O anúncio foi feito pouco depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) manter os russos para a Olimpíada, desde que comprovem que estão limpos.

O COI destacou que colherá provas entregues por cada federação russa antes de confirmar um atleta do país. Em seguida, fará novas avaliações para checar a veracidade das informações recebidas pelas federações russas.  

A Rússia tem sete atletas classificados para os Jogos: Andrey Kuznetsov, Evgeny Donskoy, Teymuraz Gabashvili, Svetlana Kuznetsova, Anastasia Pavlyuchenkova, Darya Kasatkina e Ekaterina Makarova.

A tenista Maria Sharapova não participará do torneio. Ela foi suspensa no início do ano por uso de substância dopante.

Confira a nota da federação Internacional de Tênis

As conclusões do relatório McLaren que descrevem doping sistemático e generalizado na Rússia são de grande preocupação para todos os envolvidos no desporto, incluindo a Federação Internacional de Tênis (ITF). No entanto, a ITF celebra a decisão do COI para permitir que os atletas limpos para competir na Rio 2016 e também permitir que cada Federação Internacional determine a elegibilidade dos respectivos atletas russos.

Os sete tenistas russos que foram nomeados para competir no Rio tenham sido sujeitos a um programa de testes antidoping rigorosa fora da Rússia, que incluiu:

• Um total de 205 amostras coletadas desde 2014, dos quais;

• 83 (40%) foram recolhidas em competição e 122 (60%) Fora de competição;

• 111 (54%) eram amostras de urina e 94 (45%) eram amostras de sangue.

A ITF acredita que isso é suficiente para que os sete tenistas russos cumpram as exigências do Conselho Executivo do COI. A ITF também vai buscar a confirmação de WADA que nenhum desses jogadores, ou a Federação de Tênis da Rússia, foram implicados no relatório McLaren, de acordo com a decisão do COI.

A ITF certifica que os atletas estão limpos e autorizados a competir na Rio 2016.

Topo