Federação Internacional de Tênis diz que russos estão limpos para Rio-2016
A Federação Internacional de Tênis comunicou neste domingo que os atletas russos passaram por rigorosos exames antidoping e estão aptos para a Rio-2016. O anúncio foi feito pouco depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) manter os russos para a Olimpíada, desde que comprovem que estão limpos.
O COI destacou que colherá provas entregues por cada federação russa antes de confirmar um atleta do país. Em seguida, fará novas avaliações para checar a veracidade das informações recebidas pelas federações russas.
A Rússia tem sete atletas classificados para os Jogos: Andrey Kuznetsov, Evgeny Donskoy, Teymuraz Gabashvili, Svetlana Kuznetsova, Anastasia Pavlyuchenkova, Darya Kasatkina e Ekaterina Makarova.
A tenista Maria Sharapova não participará do torneio. Ela foi suspensa no início do ano por uso de substância dopante.
Confira a nota da federação Internacional de Tênis
As conclusões do relatório McLaren que descrevem doping sistemático e generalizado na Rússia são de grande preocupação para todos os envolvidos no desporto, incluindo a Federação Internacional de Tênis (ITF). No entanto, a ITF celebra a decisão do COI para permitir que os atletas limpos para competir na Rio 2016 e também permitir que cada Federação Internacional determine a elegibilidade dos respectivos atletas russos.
Os sete tenistas russos que foram nomeados para competir no Rio tenham sido sujeitos a um programa de testes antidoping rigorosa fora da Rússia, que incluiu:
• Um total de 205 amostras coletadas desde 2014, dos quais;
• 83 (40%) foram recolhidas em competição e 122 (60%) Fora de competição;
• 111 (54%) eram amostras de urina e 94 (45%) eram amostras de sangue.
A ITF acredita que isso é suficiente para que os sete tenistas russos cumpram as exigências do Conselho Executivo do COI. A ITF também vai buscar a confirmação de WADA que nenhum desses jogadores, ou a Federação de Tênis da Rússia, foram implicados no relatório McLaren, de acordo com a decisão do COI.
A ITF certifica que os atletas estão limpos e autorizados a competir na Rio 2016.