Olimpíadas 2016

Confederação de basquete confunde Romênia com Armênia e toca hino errado

Adriano Wilkson/UOL
Jogadores da Romênia aguardam jogo contra o Brasil imagem: Adriano Wilkson/UOL

Adriano Wilkson e Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A seleção de basquete da Romênia teve uma surpresa desagradável na tarde deste sábado, na Hebraica, em São Paulo, antes do amistoso contra o Brasil. A Confederação Brasileira de Basquete confundiu o hino romeno com o da Armênia (os dois países têm as mesmas cores na bandeira) e cometeu uma gafe na cerimônia de abertura da partida.

Os jogadores visitantes já estavam perfilados e abraçados esperando o hino, quando notaram que o hino tocado não era o de seu país.

Membros da delegação romena se dirigiram à mesa da organização para comunicar a falha, mas a canção foi tocada até o final. Os jogadores na quadra se mostraram constrangidos.

Depois, a apresentadora da partida pediu desculpas pelo erro.

Consultado pela reportagem, um membro da delegação romena disse que nunca tinha ouvido o hino que foi tocado e que não sabia de que país era a canção. A reportagem do UOL Esporte confirmou que a canção tocada foi o hino da Armênia. 

O gerente da organização do jogo admitiu o erro, mas não quis fazer mais comentários sobre a gafe.

A seleção brasileira venceu o jogo por 90 x 45, após uma uma partida tranquila na qual Leandrinho marcou 22 pontos.

Brasil x Romênia disputarão outro amistoso entre as duas equipes, na segunda. A seleção brasileira faz seus últimos jogos preparativos antes dos Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio de Janeiro.

Com o elenco fechado, o Brasil estreia na Olimpíada no dia 7 de agosto, contra a Lituânia. Além de Anderson Varejão, Nenê, Augusto Lima, Rafael Hettsheimeir e Guilherme Giovannoni são opções para o garrafão.

Para os jogos contra a Romênia, os jovens Pedro e Wesley Sena, convidados para o período de treinos com a Seleção, também estarão disponíveis.

Topo