Olimpíadas 2016

Estados Unidos anunciam delegação para Rio-2016 com recorde de mulheres

AFP PHOTO / Mark Ralston
Comitê Olímpico dos EUA envia 555 atletas aos Jogos Olímpicos de 2016 imagem: AFP PHOTO / Mark Ralston

Do UOL, em São Paulo

Maior potência olímpica da história, os Estados Unidos anunciaram neste sábado a delegação que disputarão as Olimpíadas. Entre os 555 atletas que representarão o país no Rio de Janeiro estão 292 mulheres, que compõem a maior equipe feminina que qualquer nação já enviou aos Jogos.

O recorde anterior era dos próprios EUA, que enviaram 289 mulheres à Pequim em 2008. Em seu discurso, o CEO do Comitê Olímpico norte-americano, Scott Blackmun, exaltou o recorde alcançado com as mulheres. “Estou especialmente animado com a histórica conquista da nossa delegação feminina, que é uma prova da força e do crescimento do número de mulheres no esporte dos Estados Unidos”, afirmou.

Há quatro anos, nos Jogos de Londres, a equipe americana foi formada por 269 mulheres e 261 homens foi a primeira vez em que um país foi representado por uma delegação feminina maior do que a masculina. Desta vez são 263 homens, enquanto o número de mulheres deu um salto.

Maior medalhista olímpico de todos os tempos com 22 pódios, o nadador Michael Phelps faz parte do time dos EUA. Outros três dos norte-americanos que estarão no Rio se destacam pela assiduidade aos Jogos Olímpicos: Phillip Dutton, do hipismo; e Emil Milev e Kim Rhode, do tiro.

O evento realizado em Los Angeles neste sábado foi comandado por Janet Evans, ex-nadadora dona de quatro ouros olímpicos. No palco também estiveram três atletas que virão ao Rio: Kerri Walsh, do vôlei de praia; Tamika Catchings, do basquete feminino; e o brasileiro naturalizado americano, Tony Azevedo, do polo aquático.

Topo