Olimpíadas 2016

Vela dos EUA se diz preparada para "riscos" de saúde e segurança do Rio

Ricardo Moraes/Reuters
Condição das águas da Baía de Guanabara foi uma das preocupações apontadas imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Do UOL, em São Paulo

A US Sailing (Associação de Vela dos Estados Unidos) publicou nesta sexta-feira (22) um comunicado em que afirma que os atletas estão prontos para competirem nos Jogos Olímpicos e preparados para os "riscos" de saúde e segurança no Rio de Janeiro. O diretor Josh Adams, que assina o texto, afirma que os velejadores americanos receberam extensivas orientações sobre os temas e se diz "confiante" em um evento tranquilo.

Segundo Adams, a preocupação com a saúde dos atletas foi uma "parte essencial" da preparação. O dirigente disse que o Comitê Olímpico dos EUA monitorou a situação do Rio durante os últimos três anos para preparar os atletas para qualquer situação.

"Após completarmos nosso próprio teste das águas em 2014, nossos conselheiros médicos da Universidade de Miami montaram um conjunto de recomendações. As preparações incluem vacinas, práticas para minimizar riscos dentro e fora da água e linhas de tratamento para o caso de alguém ficar doente", disse Adams.

O diretor também fala sobre o Zika vírus. "Nossa equipe estudou o Zika da mesma forma que a poluição da água: coletando informação, informando os atletas, minimizando riscos e preparando para um eventual tratamento. Ajuda que os Jogos serão durante o inverno, com temperaturas mais frias e menos mosquitos. Mas independentemente da época do ano, vamos seguir guias de prevenção contra picadas de mosquito e trabalhar com a equipe médica em um plano para o teste rápido de sintomas", explicou.

Já a respeito da segurança, Adams afirmou que Niterói - cidade onde a equipe americana de vela ficou concentrada - "não está imune a riscos, mas nos serviu muito bem durante o período de treinamento, durante o qual os atletas, técnicos e funcionários seguiram um protocolo de segurança testado e aprovado".

O diretor também elogiou a hospitalidade da cidade. "Niterói satisfez as necessidades da nossa equipe desde que os treinos começaram em 2013, e nos apresentou a moradores locais incrivelmente generosos e talentosos, que nós consideramos agora que são parte do nosso time".

O texto encerra com uma mensagem de otimismo para os Jogos. "Como velejadores que aproveitaram uma experiência positiva treinando nesses últimos anos no Rio, nós esperamos que o mundo vai gostar de assistir ao nosso esporte no lindo cenário do Rio de Janeiro".

 

Topo