Olimpíadas 2016

Revezamento feminino faz seu melhor tempo do ano e fica em 2º em Londres

Ian Walton/Getty Images
Ana Cláudia Lemos voltou a competir com o revezamento brasileiro após suspensão por doping imagem: Ian Walton/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

O revezamento feminino 4x100 m do Brasil fez sua melhor marca de 2016 nesta sexta-feira (22) e ficou com a segunda colocação da prova na etapa de Londres da Liga Diamante. Com 42s59, o time formado por Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos, Kauiza Venâncio e Bruna Farias superou os 43s68 obtidos em 16 de maio no Torneio Ibero-Americano, no Rio de Janeiro.

A equipe brasileira só não ficou com o primeiro lugar por causa de um desempenho espetacular das donas da casa. O time A do Reino Unido fez 41s81, cravando um novo recorde nacional e a melhor marca da temporada, batendo os 42s00 que o revezamento da Alemanha conseguiu em junho.

A França ficou em terceiro com 42s84, enquanto o time B do Reino Unido foi o quarto, com 43s16. A Holanda, uma das equipes mais fortes, errou na passagem de bastão e não finalizou a prova, assim como o Canadá.

O Brasil ficou a três décimos de segundo de quebrar o recorde sul-americano de 42s29, estabelecido na eliminatória do Mundial de 2013 por Ana Cláudia, Rosângela, Franciela Krasucki e Evelyn dos Santos. Além disso, cravou o quinto melhor tempo do ano de 2016.

A prova marcou também o retorno de Ana Cláudia às competições de revezamento pela equipe brasileira. A velocista ficou cinco meses suspensa após ter testado positivo para o anabolizante Oxandrolona, em exame antidoping coletado em fevereiro.

"Não estou autorizada ainda a falar sobre isso [doping]. Me mantive treinando, de cabeça erguida. Estou bem e feliz de estar na seleção de volta. Isso é o que importa", disse a atleta após a prova ao SporTV.

O atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 será disputado entre 12 e 21 de agosto.

Topo