Olimpíadas 2016

Parque Olímpico é fechado e passa por varredura final antes da Rio-2016

Li Ming/Xinhua
Força Nacional (foto) e Polícia Federal farão um "pente-fino" no Parque Olímpico nesta sexta-feira imagem: Li Ming/Xinhua

Guilherme Costa, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Um dia após a Polícia Federal deflagrar uma operação contra o terrorismo na Olimpíada, agentes da corporação isolarão o Parque Olímpico da Rio-2016 nesta sexta-feira (22) e farão uma varredura de segurança no local. A ação foi agendada ainda antes da detenção de suspeitos de planejar um ato de terror contra os Jogos Olímpicos e contará ainda com reforço de um grupo especial da Força Nacional de Segurança.

Por causa da varredura, toda a área do Parque Olímpico estará fechada para operários, funcionários do Comitê Organizador Rio-2016 e jornalistas. Os dois centros de mídia existentes na maior área de competição da Olimpíada do Rio não funcionarão nesta sexta.

Somente agentes de forças de segurança e gerentes responsáveis pelo funcionamento de cada arena esportiva e instalação poderão entrar no Parque Olímpico. Todos que têm o ingresso autorizado vão vasculhar a área em busca de possíveis ameaças que possam ter sido deixadas no parque durante sua construção ou início de operação.

Detectores de metal serão usados na procura por bombas ou armas. Outros equipamentos auxiliarão na busca de armas químicas ou biológicas. Uma pista da avenida que passa em frente ao Parque Olímpico será fechada para tráfego de pedestres e automóveis.

Após a varredura e até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Parque Olímpico estará "lacrado", conforme dizem as autoridades de segurança. O acesso à área passará a ter um controle ainda mais restrito. A passagem de equipamentos e bolsas por detectores de metal instalados nas portarias do parque passa a ser compulsória.

Ricardo Borges/Folhapress
Força Nacional assumiu o controle de segurança do Parque Olímpico no início do mês de julho imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Na quinta-feira (21), o diretor-executivo de esportes do comitê organizador, Agberto Guimarães, esteve no Parque Olímpico para vistoriar arenas e fechar estruturas antes da varredura. À noite ainda havia funcionários fazendo limpeza no velódromo, equipamento cuja obra foi a mais atrasada no local. “É importante que essa checagem de segurança seja feita antes dos Jogos e que tenha uma análise minuciosa sobre todas as áreas”, declarou o dirigente.

A varredura faz parte de um protocolo associado ao esquema de segurança do Parque Olímpico. Também na quinta-feira, por exemplo, houve um teste de evacuação do IBC (International Broadcasting Center, espaço em que ficam alojados os detentores de direitos de transmissão). A atividade contou com funcionários do Corpo de Bombeiros e foi feita no andar em que ficam os estúdios da TV Globo. Houve simulação de esvaziamento do prédio e saída com helicóptero.

Na terça-feira (19), o UOL Esporte mostrou que detectores de metais instalados no Parque Olímpico ainda não estavam operando apesar da área já receber diariamente centenas de jornalistas de todo o mundo. Um atraso na contratação da empresa que operará os equipamentos criou a brecha na segurança do parque.

Após a varredura de sexta, a Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos) informou que os detectores passarão a funcionar. De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, policiais federais supervisionarão as revistas na entrada do Parque Olímpico. A Força Nacional fará a segurança do espaço e das arenas.

 

Topo