Olimpíadas 2016

Micale tem prioridade em 1ª semana da seleção. E não é definir titulares

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Neymar enfrenta William, lateral do Inter, em treino desta sexta imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

A implantação de um modelo de jogo que requer qualidade técnica, coragem e, acima de tudo, inteligência. Em treinamento na manhã desta sexta-feira, Rogério Micale voltou a estimular esses aspectos, o que é uma prioridade na semana inicial de trabalhos na Granja Comary. A ideia é fazer a seleção brasileira jogar organizada nos dois primeiros terços do campo e livre para criar próximo do gol adversário. 

Sem tantas preocupações em definir uma base titular, embora ela já pareça encaminhada pelos treinamentos realizados, Micale priorizou a saída de bola na metade inicial da atividade desta sexta. 

O trabalho consistia em organizar esse processo e mostrar a goleiros, defensores e meio-campistas que o time pode avançar desde atrás tanto pela beirada quanto pela faixa central. Esta última jogada, combatida por treinadores mais conservadores, é constantemente incentivada na seleção olímpica. 

Nos dias anteriores, outros elementos considerados essenciais para o funcionamento do time foram colocados em prática por Micale e seu auxiliar Odair Hellmann. A inversão de bola de um lado ao outro foi feita por zagueiros, laterais e volantes de forma exaustiva. 

A compactação do time, para minimizar a exposição aos contra-ataques adversários, também foi trabalhada. Nesse sentido, faixas sobre o gramado contribuíram para a orientação dos atletas. Em especial, para direcionar os atacantes na pressão sobre a saída de bola do adversário. 

Mesmo assim, Micale indica que tem um time encaminhado, o que demonstrou nos treinos da quinta e desta sexta. Fernando Prass; Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Rodrigo Dourado e Thiago Maia; Gabriel, Felipe Anderson e Neymar; Gabriel Jesus. A dúvida fica por conta de Renato Augusto, que chega no dia 27 à seleção e pode ficar com as vagas de um dos volantes ou de Felipe. 

Topo