Olimpíadas 2016

Luan aceita 'trabalho sujo' para jogar com Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Luan briga por lugar ao lado de trio de ataque na seleção brasileira imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus despontam como presenças asseguradas no ataque da seleção olímpica. Mas, para também encontrar um espaço no time titular, o gremista Luan se dispõe a realizar qualquer papel dentro de campo. 

Nesta sexta-feira, o atacante comentou a respeito da busca por um lugar entre os preferidos de Rogério Micale. A princípio, Luan será suplente no início da Olimpíada, mas em diversas oportunidades ele tem sido testado ao lado dos outros três atacantes que estão no grupo. Ora pela ponta, ora como meia-atacante, em que precisa se desdobrar sem a bola. 

"Eu ajudo, sim. Todos têm que marcar para ajudar, porque isso facilita para nossa zaga. Tem que ter gente marcando na frente. A gente vai correr", comentou Luan. "O Micale pode me usar tanto no início (da partida) quanto no meio. Depende dele, ele que vai decidir isso", complementou. 

"Ele pediu mais para nós quatro (Gabriel, Neymar e Gabriel Jesus) termos bastante movimentação. Não guardar posição e, independente de quem estiver em campo, a equipe precisa atacar e defender com os 11. Quem estiver na posição específica precisa cumprir a função. Por isso, ele conversa bastante para (o ataque) rodar e cada um saber a função", explicou Luan.

Na avaliação dele, jogar com os quatro atacantes ao mesmo tempo pode confundir os adversários. "Pelo que a gente vem acompanhando, as outras equipes ficam fechadinhas atrás, se defendendo bem. Pode ser importante para entrar na defesa deles ter os quatro ali na frente. Se for o caso, para bagunçar a zaga e poder se infiltrar", disse. 

Entre os privilégios de compor o elenco olímpico, segundo ele, está dividir grupo com Neymar. "Conversamos de tudo com ele. Desde o campo, onde ele procura nos orientar, por ter mais experiência, para poder facilitar pra nós também. É um cara fenômeno, em quem a gente se espelha e vamos sempre ouvir", observou. 

Topo