Olimpíadas 2016

Ligação elétrica em áreas olímpicas será entregue de "última hora"

Renato Sette Camara/Divulgação
Competidores e delegações que se hospedarão no Parque Olímpico da Rio-2016 correm risco de ficar sem energia imagem: Renato Sette Camara/Divulgação

Da Reuters

As conexões de energia elétrica da rede para o Parque Olímpico e a Vila dos Atletas dos Jogos Rio-2016 ainda não foram concluídas a duas semanas do início da Olimpíada, colocando em risco o fornecimento de eletricidade nas áreas de competição e no local de hospedagem de competidores e delegações do evento.

Uma fonte próxima à organização dos Jogos disse à Reuters que "algumas coisas não estão prontas", enquanto uma outra fonte do setor elétrico afirmou que a entrega das interligações será feita "em cima da hora", com "emoção", sem a realização de testes mais prolongados.

"De fato, faltando 15 dias, ainda não concluíram, mas vão concluir. Isso é arriscado (não estar pronto). Londres estava com tudo pronto um ano antes do evento, inclusive a energia...", afirmou uma das fontes, do setor elétrico, na condição de anonimato.

"É como se estivesse chegando a hora da festa e ainda estão colocando a flor no vaso", comparou a fonte, atribuindo o atraso nas obras, que também ocorreu em outros projetos da Olimpíada, às dificuldades econômicas no país e do Rio de Janeiro.

Eventos-teste realizados no Parque Olímpico durante o período de preparação para os Jogos já sofreram problemas com o fornecimento de energia, que foram citados por federações esportivas internacionais como motivo de preocupação para a Olimpíada.

Houve falta de luz, por exemplo, nas provas de saltos ornamentais e de natação, em ambos os casos provocando o desligamento de placares e telões, além de atrasos.

O Parque Olímpico será o coração dos Jogos, com novas arenas construídas para receber as disputas das competições de tênis, natação, basquete, handebol e ginástica, entre outras.

"No final, acho que vai dar tudo certo, mas todo mundo está chegando na hora com o coração na boca, porque infelizmente o nosso povo deixa tudo para em cima da hora. Desde 2009, sabíamos das Olimpíadas", afirmou a fonte.

Os eventuais problemas, no entanto, serão minimizados por geradores de energia.

"Algumas coisas não estão prontas, mas estão andando e não há nada que seja risco para os Jogos", confirmou uma fonte da organização da Olimpíada.

"O ideal era que tivesse pronto... mas mesmo que as interconexões não estejam prontas... energia não está no radar de crises", acrescentou, ressaltando que geradores reduzem as preocupações. "A quantidade de gerador ali vai ser enorme... acho que não haverá risco (de falta energia), mas pode acontecer."

Recentemente, uma fonte revelou à Reuters que o Comitê Olímpico assumiu compromissos na área de energia que não estavam previstos e resultaram em gastos com a compra de geradores de energia para abastecer o Parque e a Vila que custaram cerca de 100 milhões de reais.

De acordo com a primeira fonte, do setor elétrico, a situação se restringe às obras sob a responsabilidade do Comitê Rio 2016, que não estão sob a alçada do governo federal e da distribuidora Light, que atua no Estado.

"Estamos confortáveis no grid principal, que é o sistema interligado nacional, e com a Light, que se preparou desde a Copa do Mundo, e tem um esquema de operação montado...", completou a fonte.

Procurado, o Rio 2016 não respondeu de imediato a um pedido de posicionamento.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Um super gerador de energia vai alimentar o Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos, um expediente que já fora adotado na Copa do Mundo de 2014, com a distribuidora de energia Light atuando ainda como uma espécie de "back up" do gerador.

O nível de segurança no abastecimento para a abertura dos Jogos é N-4, disse a fonte do setor, explicando que mesmo que caiam quatro opções de fornecimento o sistema ainda funcionará.

"As fontes serão independentes. Chegarão duas alimentações da Light e elas são independentes. É zero a chance de ter problema de energia na abertura", afirmou.

Topo