! Bolt volta de lesão, vence os 200 m em Londres e prova estar apto à Rio-16 - 22/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Bolt volta de lesão, vence os 200 m em Londres e prova estar apto à Rio-16

Do UOL, em São Paulo

Usain Bolt provou que está recuperado de lesão muscular e, portanto, apto para disputar as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam a partir do próximo dia 5. Nesta sexta-feira (22), na etapa de Londres da Liga Diamante, o homem mais rápido do mundo venceu os 200 m em 19.89 segundos.

"É a minha primeira corrida depois da lesão. Não estou totalmente em forma, nos treinos tudo é OK, mas precisarei de corridas para entrar em forma. Terei que fazer isso no Rio. A questão chave é que eu voltei da lesão me sentido livre, isso é o principal", afirmou à BBC

Foi a primeira vez em 2016 que Bolt competiu nos 200m - sua prova favorita, na qual é bicampeão olímpico. A marca, obtida com facilidade no Estádio Olímpico de Londres, é a quinta melhor do ano.

Matthew Childs / Reuters
Bolt fez o 5º melhor tempo do ano nos 200 m imagem: Matthew Childs / Reuters

Após duas tentativas frustradas de largada, a prova no Estádio de Londres começou apertada. À medida que os metros ficavam para trás, porém, Bolt abria distância à frente. No fim, com vitória praticamente garantida, ele ainda diminuiu o ritmo para cravar 19.89. O panamenho Alonso Edward foi o segundo colocado (20.04s), enquanto o britânico Adam Gemili (20.07s) terminou na terceira posição.

"É muito divertido, a energia é ótima e eu amo estar aqui", acrescentou Bolt, questionado sobre o público. "Mas não quero ver isso de novo. Não fiquei muito impressionado", avaliou em relação ao seu desempenho. 

No último dia 11, Bolt foi convocado pelo Comitê Olímpico Jamaicano aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nove dias antes, ele deixara a seletiva jamaicana de atletismo com lesão na coxa esquerda.

Como não pôde completar a qualificatória, o velocista contou com uma liberação médica especial da Associação Jamaicana de Atletismo (JAAA) para vir à Rio-16. Mas precisava provar na etapa de Londres da Liga Diamante que está em condições físicas para competir na Rio-16. E provou.

O atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será disputado entre 12 e 21 de agosto. 

Topo