! Imprensa internacional destaca operação contra terrorismo na Olimpíada - 21/07/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Imprensa internacional destaca operação contra terrorismo na Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

A imprensa internacional reagiu com preocupação à notícia de que um grupo foi preso no Brasil por planejar ações terroristas na Olimpíada. Os principais jornais europeus e dos EUA deram destaque à operação da Polícia Federal brasileira.

Reprodução
Reprodução do Independent, dos EUA, repercutindo a prisão de supostos terroristas imagem: Reprodução

Os jornais Wall Street Journal, dos Estados Unidos, e Marca, da Espanha, manchetaram a detenção dos supostos terroristas. A emissora norte-americana CNN também repercutiu o assunto.

“Plano olímpico desbaratado”, informou a CNN.

“Alerta no Rio: preso um grupo que planejava atentado”, apresentou o As.

No Wall Street Journal, a reportagem sobre o caso, assinada por dois repórteres, ocupava o espaço da manchete da página inicial no começo da tarde: “Suspeitos têm ligação com o Estado Islâmico, mas os alvos não estavam claros, disse polícia”, escreveu a publicação.

Em uma nota assinada por seu correspondente no Brasil, o New York Times disse que o anúncio das prisões “aumenta a tensão no país a apenas duas semanas do início dos Jogos Olímpicos”.

Reprodução
Jornal alemão Bild alerta para intenções de grupo intitulado Ansar al-Khilafah Brazil imagem: Reprodução

No britânico “Independent”, a notícia chegou a ficar entre as primeiras de sua página inicial. O “Guardian” também deu destaque ao assunto, ressaltando as palavras do ministro da Justiça Alexandre de Moraes, para quem os supostos terroristas seriam “completamente amadores”.

O alemão Bild destacou o grupo militante Ansar al-Khilafah Brazil, que declarou apoio ao Estado Islâmico. O jornal informa que o Ansar al-Khilafah Brazil tem intenção de promover vários tipos de atentados, como planos terroristas em transportes públicos, aviões e atentados com armas.

O jornal Público, de Portugal, fez alerta aos procedimentos utilizados pelo suposto grupo terrorista (que trocava mensagens via WhatsApp e Telegram).

Os espanhois Marca e Sport deram pouco espaço ao assunto. Os franceses Le Figaro e Le Monde deram atenção à repercussão do atentado ocorrido recentemente em Nice, que vitimou 84 pessoas e deixou mais de 200 feridas.

Topo