Vídeos

Erro de português chama atenção em inauguração de "túnel olímpico" no RJ

Beth Santos/Divulgação
Placa sinalizando nome e extensão de novo túnel do Rio de Janeiro apresentou erro de português imagem: Beth Santos/Divulgação

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Após quase três anos de obras, o Rio de Janeiro inaugurou hoje uma de suas principais obras de mobilidade urbana previstas no “pacote” olímpico da região do Porto – centro da cidade: a galeria “Mar” do Túnel Prefeito Marcello Alencar. A via expressa subterrânea de quase quatro quilômetros ligará o Parque do Flamengo à Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói e representará um alívio para o trânsito do local. No entanto, as melhorias do novo túnel acabaram sendo ofuscadas no primeiro dia por um erro de português.

A placa que sinalizará o local para dezenas de milhares de pessoas que passarão na via todos os dias informa que o túnel terá “3.394 metros de extenção (sic)” – quando o correto seria extensão.

O erro grave na sinalização de uma via tão importante da região marcada pelas transformações do pacote olímpico foi notado pela reportagem e por inúmeros cariocas que passaram pelo local, mas acabou passando batido até mesmo pela equipe do governo que divulga a Rio-2016. No portal oficial do governo federal para os jogos, uma foto dava destaque à gafe.

Procurada pela reportagem, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) confirmou o erro e disse que o mesmo era de responsabilidade da Concessionária Porto Novo. A "culpada" pela falha prometeu realizar a correção na placa até o final desta semana.

Topo