Olimpíadas 2016

COI cria estrutura para proteger atletas de assédio e abuso na Rio-2016

Júlio César Guimarães/UOL
Plano terá início na abertura da Vila Olímpica dos Atletas, no dia 24 de julho imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira um plano para resguardar os atletas de assédio e abuso durante os Jogos do Rio de Janeiro. Segundo o comunicado, será viabilizada uma estrutura para participantes relatarem qualquer incidente durante a realização do evento.

“Este procedimento será coordenado por um oficial de bem-estar do COI, que ficará na Vila durante os Jogos. Todos os incidentes reportados serão tratadas através de um procedimento confidencial ligado a agências policiais locais e canais disciplinares pertinentes”, diz.

O COI diz que será a primeira vez que a iniciativa será realizada em uma Olimpíada e destaca que o plano estará em funcionamento da abertura da Vila Olímpica, no dia 24 de julho, até o seu fechamento, em 24 de agosto.

 O comunicado ainda destaca o compromisso assumido em 2016 pela entidade."O assédio sexual e abuso ocorrem em todo o mundo... Todos no esporte compartilham a responsabilidade de identificar e prevenir o assédio sexual e o abuso e de desenvolver uma cultura de dignidade, respeito e segurança no esporte. As organizações desportivas, em particular, devem demonstrar uma forte liderança na identificação e erradicação destas práticas".

Topo