Às vésperas da Olimpíada, Rio tem 5 ameaças falsas de bomba em 5 dias
Vinicius KonchinskiDo UOL, no Rio de Janeiro
Em meio à crescente preocupação sobre a possibilidade de ataques terroristas durante a Olimpíada, o Rio de Janeiro registrou ao menos cinco ameaças falsas de bomba nos últimos cinco dias. De segunda até esta quinta-feira (21), trotes e suspeitas infundadas resultaram em denúncias e mobilizações desnecessárias de policiais. Confira:
Mala abandonada no Leblon mobiliza esquadrão antibomba
Era meio-dia de segunda-feira (21) quando o esquadrão antibomba da Polícia Civil foi acionado para verificar o conteúdo de uma mala deixada perto de um ponto de ônibus no bairro do Leblon, zona sul do Rio. Policiais isolaram a rua, interditaram o tráfego, e usaram um robô para abrir a bolsa abandonada por um rapaz. O esquadrão trabalhou por uma hora no local. Descobriu que dentro da mala só havia roupas.
Ameaça de bomba na Cidade da Polícia
Na quarta (20) de manhã, o esquadrão antibomba voltou a ser acionado, desta vez por conta de uma mochila abandonada na porta da Cidade da Polícia, centro público que reúne órgãos policiais do Rio, na zona norte. Policiais isolaram a área e usaram aparelhos de raio-X para verificar que dentro da mochila não havia explosivos. Dentro dela, só havia telefones celulares e uma câmera fotográfica.
Suspeita infundada perto do Parque Olímpico
Ainda na quarta-feira, mas por volta das 21h, mais uma suspeita. Um pacote encontrado perto de uma passarela que dá acesso ao Parque Olímpico do Rio levou ao acionamento da Polícia Civil. Acontece que a área do Parque Olímpico já está sob a jurisdição da Polícia Federal por conta da Rio-2016. A PF, porém, nem precisou preocupar-se com o pacote. Minutos depois, recebeu um aviso de que não havia explosivos dentro dele.
Madrugada com bomba falsa no Méier
Já na madrugada desta quinta-feira (21), mais um acionamento do esquadrão antibomba da Polícia Civil. A corporação recebeu um denúncia de que um artefato que aparentava ser uma uma bomba havia sido deixado numa rua do Méier, zona norte. Policias verificaram que a bomba era falsa, ou seja, não continha explosivos. Registraram ocorrência da delegacia para apurar o autor do trote contra a polícia.
Pacote chama atenção em túnel do Rio
Por fim, nesta manhã, novo suspeita infundada. Policiais foram informados por motoristas que um pacote deixado dentro do Túnel Zuzu Angel, entre a Barra da Tijuca e a zona sul, aparentava ser uma bomba. Chegaram a mobilizar-se para verificar o conteúdo do objeto. Foram avisados, porém, que tratava-se apenas de um pacote de fraldas.
Abandono vs. trotes
A Polícia Civil informou nesta quinta-feira que o abandono de bolsas e mochilas na rua não é crime. Mesmo assim, está adotando medidas para verificar quem são as pessoas que deixaram objetos nas ruas para informar órgãos de inteligência.
Sobre os trotes, a polícia esclareceu que eles são crime previsto no código penal. Responsáveis podem ser detidos por até seis meses ou terem de pagar uma multa.