Olimpíadas 2016

Seleção de basquete dos EUA posa para foto e reedita polêmica de fabricante

Nike/Divulgação
Seleção masculina de basquete dos EUA posa para foto tapando marca de concorrentes da Nike imagem: Nike/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

A Nike, fornecedora de material esportivo das seleções de basquete dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda-feira uma imagem da equipe masculina americana com os uniformes que serão utilizados nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A foto, porém, repete uma estratégia polêmica utilizada pela marca.

Acontece que a pose dos atletas esconde os calçados de determinados jogadores. Não por acaso, os tênis de jogadores que têm contratos de fornecimento com marcas concorrentes – casos de Harrison Barnes (adidas), Kyle Lowry (adidas) e Klay Thompson (Anta).

A manobra, porém, não é inédita. Antes dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, a seleção americana masculina de basquete também posou para fotos. Na ocasião, os pés de Dwight Howard (contratado pela adidas) apareciam bloqueados pela perna do técnico Mike Krzyzewski.

Divulgação
Em 2008, pés de Dwight Howard (atleta da adidas) foram tampados por enquadramento imagem: Divulgação

Mesmo no futebol, o enquadramento é um recurso comum para evitar problemas contratuais. Exemplo disso foi o lançamento do uniforme do Barcelona para a temporada 2016/2017; na ocasião, a pose dos jogadores tampou do uniforme de Lionel Messi (contratado pela adidas) o símbolo da Nike.

FC Barcelona/Divulgação
Em lançamento de uniforme do Barcelona, Lionel Messi (atleta adidas) aparece com marca tampada imagem: FC Barcelona/Divulgação

Topo