Olimpíadas 2016

'Onde drogas encontram a Olimpíada', diz jornal dos EUA sobre Cracolândia

Reprodução/USA Today
Jornal norte-americano faz reportagem sobre o consumo de crack no Rio de Janeiro imagem: Reprodução/USA Today

Do UOL, em São Paulo

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão cada vez mais próximos. A cerimônia de abertura, que acontecerá no Maracanã, está marcada para o dia 5 de agosto. E conforme o evento se aproxima, diversos veículos estrangeiros estão realizando matérias para apresentar a cidade que será sede do maior evento esportivo do planeta.

Em uma dessas reportagens, elaborada pelo jornal “USA Today”, um dos graves problemas enfrentados pelo governo brasileiro é exibido: o consumo de crack. A equipe da publicação norte-americana mostrou de perto como é a situação dos usuários de crack na capital carioca em reportagem intitulada "Cracolândia: onde o abuso de drogas encontra as Olimpíadas".

Os profissionais norte-americanos foram a “Cracolândia”, região próxima ao estádio do Maracanã em que usuários da droga se concentram. Lá, eles apresentaram a realidade destas pessoas, que chegam a roubar e se prostituir para conseguir comprar o entorpecente. E como estas pessoas encaram a chega dos Jogos Olímpicos? De forma positiva.

“As Olimpíadas? Estou feliz com ela. Terá mais dinheiro para todos”, declarou um usuário, que já prevê o lucro que será obtido com a venda das garrafas que serão colocadas no lixo pelos turistas que virão acompanhar o evento.

De acordo com a publicação, um levantamento realizado pela Universidade de São Paulo em 2012 apontou que o Brasil é o segundo maior consumidor de crack no planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Desde 2006, o consumo de drogas foi descriminalizado após o ex-deputado Elias Murad alegar que este é um problema social, e não criminal.

“Algumas vezes as autoridades pegam os viciados da rua e os colocam em abrigos, mas eles escapam e voltam pra Cracolândia. O governo não pode fazer muita coisa para escondê-los ou mantê-los afastados”, revelou Celio Ricardo, ex-usuário de drogas e pastor de uma igreja que ajuda na recuperação de usuários.

Topo