Olimpíadas 2016

Como Prass surpreendeu e ganhou aplausos em primeiro treino da seleção

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Fernando Prass trabalha com os pés no primeiro dia de treinos da seleção olímpica imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

O primeiro dia de treinamentos no gramado na seleção olímpica teve atenção importante para os goleiros Daniel (jovem palmeirense chamado para ajudar nos treinamentos), Uílson (Atlético-MG) e, principalmente, Fernando Prass. 

Únicos jogadores a trabalharem no campo pela manhã desta terça-feira, os goleiros voltaram a campo no período da tarde com o restante de todo o grupo comandado por Rogério Micale. Prass ganhou aplausos do treinador, com quem também conversou em particular durante os trabalhos.

Em um dos primeiros trabalhos nesta tarde, Fernando Prass e Uílson tinham a incumbência de acertar lançamentos em diagonal desde a pequena área até a ponta direita do ataque. Quando o goleiro palmeirense acertou, foi cumprimentado pelo treinador, que espera vê-lo utilizar os pés e contribuir no plano de jogo da seleção brasileira. 

Na segunda parte, a comissão técnica trabalhou a transição da defesa ao ataque e uma das ideias era que o time titular girasse a bola e, obrigatoriamente, fizesse ela passar por Fernando Prass. "Se apertar, joga no goleiro", chegou a gritar Micale. A consequência é que, em mais de 40 minutos, os goleiros da seleção brasileira praticamente não utilizaram as mãos para fazer defesas no treinamento focado no processo de construção de jogo. 

Com desfalques (Rafinha, Renato Augusto, Douglas Santos e Marquinhos) da lista de 18, Micale desenhou o que pode ser um esboço do time brasileiro com 10 jogadores: Fernando Prass; William, Luan, Rodrigo Caio e Zeca; Rodrigo Dourado e Thiago Maia; Gabriel Jesus, Neymar e Gabriel.

Topo