Olimpíadas 2016

Como americano do vôlei foi pego no doping e irá jogar a Rio-16

Divulgação/FIVB
Max Holt, ao centro, foi flagrado no exame antidoping imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

O central Maxwell Holt foi flagrado em um exame antidoping no dia 10 de junho de 2016. Mesmo assim, o americano foi convocado pela seleção masculina de vôlei e estará na Olimpíada do Rio de Janeiro. O Usada (Agência Americana Antidoping) liberou a participação do atleta.

A substância em que Holt foi flagrado é o meldonium, substância que foi incluída no código da Agência Mundial Antidoping (Wada) no início deste ano. No entanto, segundo a agência americana, ele não fez uso consciente do remédio.

De acordo com investigação da Usada, outros jogadores do Dínamo Moscou também usaram o meldonium. Todos eles teriam recebido a substância antes da disputa da Copa da Rússia, no fim de semana do dia 12 de dezembro de 2015.

Um médico da equipe deu a medicação para os atletas e os informou que a substância era liberada pela Wada. Semanas depois, eles perceberam que o medicamento se tratava de meldonium.

Ao analisar a substância, a Usada teria confirmado que a quantidade identificada na urina confirma que o meldonium foi usado antes dele ter sido proibido, em janeiro de 2016.

“Esse caso serve como um recado a todos os atletas que eles devem estar cientes do que estão usando do ponto de vista da saúde e do esporte limpo e não simplesmente ingerir uma substância desconhecida sugerida por qualquer treinador ou médico”, disse Travis Tygart, CEO da Usada.

Topo