! Nova norma de segurança causa filas para embarque em aeroportos do país - 18/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Atualizada em 18.07.2016 13h44

Nova norma de segurança causa filas para embarque em aeroportos do país

Do UOL, em Brasília e no Rio de Janeiro

Faltando 18 dias para o início da Olimpíada de 2016, entraram em vigor normas mais rígidas de segurança para embarque. As mudanças causaram filas na manhã desta segunda-feira (18) nos principais aeroportos do país, incluindo aqueles considerados estratégicos para a organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No aeroporto Santos Dumont, no Rio, passageiros lotaram o saguão em frente ao portão de embarque por volta das 7h da manhã. Funcionários de empresas que operam no terminal relataram que a fila chegou a dar voltas pelo aeroporto. O ritmo do embarque só foi normalizado após a segurança desistir de implantar o novo padrão de revistas e checagem de bagagens.

No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a fila era grande o início desta manhã, saindo do primeiro andar do terminal e chegando ao térreo. Segundo uma atendente da companhia aérea Latam, mais de 50 passageiros já tinham perdido o voo antes das 7h da manhã por não conseguirem chegar à área de embarque.

Já em Brasília, a fila para embarque chegou quase ao lado de fora do aeroporto. Passageiros enfileiraram-se também para passar pelo aparelho de raio-X. "A fila para entrar no raio-X era de uma hora de duração. No raio-X a única diferença foi que as pessoas tinham que colocar o celular em um saco plástico além de ter de passar o laptop separadamente, fora da bagagem”, relatou a jornalista Nadia Medeiros.

As novas regras de segurança ampliaram para todos os voos normas que antes só eram exigidas em voos internacionais, como a revista de passageiros para o acesso a áreas restritas dos aeroportos e a inspeção de bagagens de mão. A partir desta segunda, notebook também devem ser retirados de bolsas para verificação e passagem por raio-X.

Empresas aéreas já temiam que a rigidez causasse transtornos e chegaram a pedir que passageiros antecipassem em uma hora sua chegada aos aeroportos --em vez de apresentar-se para o check-in com um uma hora de antecedência, que chegassem até duas horas antes do voo. A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) ainda não se pronunciou sobre as filas desta segunda-segunda.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão responsável pela implantação das novas regras, declarou que está acompanhando a implantação das novas medidas de segurança (leia nota abaixo). Segundo a agência, a rigidez na segurança não tem ligação estrita com a Olimpíada de 2016. Pode, inclusive, ser mantida após o final dos Jogos Olímpicos.

Segundo balanço de voo da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), às 9h, 2,5% dos voos programados para aeroportos públicos do país estavam atrasados (dos 405 voos, 10 não cumpriam seu horário). Outros 2% dos voos (oito, no total) haviam sido cancelados.

O aeroporto de Congonhas era o que tinha a maior quantidade de voos atrasados: cinco, dos 63 programados (7,9%). Um voo havia sido cancelado.

Confira as novas regras de segurança

As novas normas de segurança para embarque em aeroporto preveem:

. revista de passageiros para o acesso às áreas restritas dos aeroportos (áreas de embarque, pista e aeronaves)
. revista com detectores de metal
. passagem por pórticos com detectores de metal
. inspeção de bagagens de mão
. passagem de bagagens de mão por raio-X
. retirada de notebook da bagagem de mão

Leia a íntegra do posicionamento da Anac

"A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acompanhando a adoção dos novos procedimentos de inspeção para voos domésticos neste primeiro dia de vigência das novas medidas. Foram observados impactos específicos em alguns terminais, com maior reflexo no aeroporto de Congonhas (SP). O órgão regulador está em contato com o operador aeroportuário a fim de identificar problemas e soluções a serem implementadas. A Agência lamenta o incômodo observado hoje em alguns terminais e pede a compreensão dos passageiros impactados, tendo em vista que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo zelar pela segurança de todos os passageiros e seus familiares no transporte aéreo brasileiro.

A ANAC recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere que, àqueles que embarcarem com notebooks retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (Raios X), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade. Nesse período de férias e com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a demanda pelo transporte aéreo naturalmente aumentará, o que exige organização maior dos operadores aeroportuários e companhias aéreas e a colaboração dos passageiros."

(Com informações da agência Reuters)

Topo